Buscar

Prefeitura realiza reunião para discutir sobre programação pelo dia 18 de Maio

Cb image default
Divulgação

A Prefeitura de Sidrolândia, através da Secretaria de Assistência Social, realizou na manhã desta terça-feira (05/05), uma reunião na sede do CREAS, com os representantes da rede de atendimento e equipe CREAS.

O objetivo foi planejar e organizar ações com a rede referente à Campanha Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de crianças e adolescentes, com o intuito de efetivar as diversas ações preventivas.

O projeto é realizado anualmente em todo o país e consiste na mobilização referente ao “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, instituída pela Lei Federal 9.970/00. A proposta “18 de Maio- Faça Bonito” consiste em sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes.

A campanha tem como símbolo uma flor, como uma lembrança dos desenhos da primeira infância, além de associar a fragilidade de uma flor com a de uma criança. O desenho também tem como objetivo proporcionar maior proximidade e identificação junto à sociedade.

Por conta da pandemia do Covid-19, a Campanha neste ano será marcada com a realização de várias ações durante o mês de maio através das mídias, para evitar aglomeração.

E a coordenadora do CREAS, Bianca Flávia Sanchez relatou a importância dessa campanha nas mídias para as pessoas poderem ter um alcance maior de informações e esclarecimentos de dúvidas.

“É de extrema importância a parceria com a rádio, com as outras mídias, e toda a rede de atendimento, para que mais pessoas possam ter alcance de informações, esclarecimentos de dúvidas e acesso aos canais de denúncias, então a reunião foi com esse foco para que possamos alcançar as crianças e os adolescentes que precisam dessa ajuda, estamos fortalecendo a rede para que todos continuem o atendimento e orientando que o CREAS mesmo diante da pandemia continuamos atendendo a violação de direito e estamos aqui para proteger as nossas crianças”.

Coordenadora de proteção social e especial, Gislaine Lopes de Araújo Leite, reforçou que a campanha tem o objetivo de divulgar os canais de denúncias.

“Queremos nessa campanha está divulgando os canais de denúncias, e contamos com a ajuda de toda a população nessa questão, faça bonito você também, proteja nossas crianças e adolescentes, disque 100 ou Conselho Tutelar”.

Neste ano o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) completará 30 anos, e 20 anos da data 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.

“O ECA, Estatuto da,Criança e do Adolescente, foi um marco e uma grande vitória para que as nossas crianças sejam protegidas e tenham os seus direitos garantidos”, encerrou Bianca.

A Prefeitura de Sidrolândia tem a parceria com CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, Conselho Tutelar, Coordenadoria da Mulher, equipe CRAS, Secretarias de Educação e Saúde, Ministério Público e do Tribunal de Justiça.

As denúncias podem ser feitas através do Conselho Tutelar 3272-1760 ou 98402-5106, disque 100, Delegacias ou pelo número 190.