Buscar

Prefeitura entrega ampliação da UPA com Central de Abastecimento Farmacêutico

Cb image default
Foto: Rafael Brites

A Prefeitura de Sidrolândia realizou na manhã desta quinta-feira (23), o ato de entrega da ampliação do prédio da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), “Vanessa Benites do Nascimento Nogueira”, inaugurada há quase três anos pela Gestão 2017/2020.

A unidade inaugurou a Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF) e Almoxarifado UPA “Antônia Vieira Marques”, o investimento foi de R$ 250.664,09 (proveniente do Ministério da Saúde).

De acordo com a enfermeira Cleide Roque Machado, diretora da UPA, a ampliação da estrutura permitirá ao Município planejar compras maiores de medicamentos porque a sala será adequada para armazenagem de estoques maiores.

“É um sonho que a gente vinha perseguido já faz algum tempo aqui no município de Sidrolândia, a construção de um local adequado para armazenamento tanto de medicamentos, quanto de insumos que são utilizados por médicos e profissionais de enfermagem, e nossa obra ficou pronta, nós conseguimos entregar para a população, para que a gente tenha um melhor controle de estoque e medicamentos para que a gente possa se planejar melhor, e principalmente ter um local adequado para armazenar esses produtos”, explicou a diretora.

Segundo a diretora da UPA, essa ampliação é importante também economicamente, porque tendo um controle de estoque, poderá prever compras futuras e prazo de validade dos medicamentos, assim organizando de forma logística o fluxo e o serviço das unidades.

Cb image default
Foto: Rafael Brites 

“Um exemplo, tem unidade que usa mais um produto na região e na outra usa menos, e até agora era pedido sempre a mesma quantidade, hoje não, foi feito um inventário da UPA, constando tudo que tem na unidade, medicamentos, produtos e insumos, e a partir de segunda-feira esse inventário será realizado em todas as unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF), então nós teremos como saber a quantidade e o uso de cada coisa que tem. Somente um funcionário será responsável pelo o controle desses materiais, então vamos ter como saber onde ele está sendo disponibilizado para a comunidade, se a gente precisa comprar mais, se a gente precisa comprar menos, para quanto tempo a gente tem aquele produto, a onde ele tem, as vezes tem em um lugar e não tem no outro, é a gente realizar a distribuição racional desses produtos e insumos que é muito importante para o nosso trabalho e é muito importante que não falte para a população do município”, concluiu Cleide.

O prefeito Dr. Marcelo Ascoli agradeceu a equipe da Secretaria Municipal de Saúde e todos os servidores pelo trabalho desenvolvido.

“Quero agradecer primeiro a Deus por nós dar a sabedoria, dar o caminho para fazer as obras para a nossa cidade, a obra do ser humano e as obras públicas de construções, porque a gente tem que cuidar das duas coisas, então estou muito contente e agradecer a todos os componentes da nossa equipe, todos os secretários e os servidores pelo trabalho”.

O secretário de Saúde, Nélio Saraiva Paim Filho, ressaltou as obras e reformas que estão em andamento nas unidades de saúde. As obras de reforma e revitalização da unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF), São Bento, alguns dos problemas enfrentados na estrutura da unidade eram infiltrações no telhado, trincas e rachaduras nas paredes, além disso outras marcas do tempo preocupavam e comprometiam a qualidade da unidade. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA), receberá 200 metros de calçada para receber os veículos de atendimento de emergência, para facilitar a entrada de acesso.

O Núcleo de Controle de Zoonoses (NCZ), que está sendo construído às margens da Rodovia BR-060, já está em fase adiantada, o local servirá para atendimento dos animais domésticos doentes, e contará com estrutura de profissionais, como médico veterinário, entre outros. O município receberá amanhã o primeiro Castramóvel, em breve o veículo irá circular pela cidade para atender todas os cães e gatos da cidade.