Publicado em 12/05/2020 às 16:29,

Prefeito confirma compra de 3 mil kits de teste de Covid-19 e 30 mil máscaras para população

Redação - Noticidade ,
Cb image default
Foto: Rafael Brites - Ascom

O Prefeito Marcelo Ascoli (PSD) confirmou aquisição de 3 mil kits de exame para diagnóstico de Covid-19, além de 30 mil máscaras para distribuir aos moradores de Sidrolândia.

Os 3 mil Kits chegam nos próximos dias ao custo de R$ 83 reais por unidade, ou seja, a Prefeitura gastou R$ 249 mil reais com os testes.

Atualmente, Sidrolândia dispõe de apenas 120 unidades de teste, sendo 20 encaminhados pelo Governo do Estado e 100 adquiridos pelo Hospital Beneficente Dona Elmíria Silvério Barbosa.

De acordo com o Prefeito Marcelo Ascoli, todos os esforços para combater a pandemia estão sendo somados em comum acordo com o Ministério Público, autoridades de segurança e Defesa Civil com total transparência e responsabilidade nas ações.

“A aquisição das 30 mil máscaras visa atender a comunidade mais carente e aquelas pessoas que até agora não conseguiram comprar sua máscara, essa medida é muito importante, pois a Organização Mundial de Saúde - OMS comprova a eficácia do uso de máscara facial, como medida de prevenção e redução da contaminação da doença”. Destacou o prefeito.

Cb image default

Testes do Covid-19 - De acordo com o Secretário Municipal de Saúde Nelio Paim, os kits para a verificação de infecção por covid-19 são do tipo “teste rápido” que é indicado apenas entre o sétimo e décimo dia do início dos sintomas, como febre e tosse. Ele não é recomendado para uso em toda a população, uma vez que não consegue diagnosticar o início da doença, pois os primeiros três dias são de incubação.

“Após infecção pelo vírus, a carga viral no organismo aumenta rapidamente em poucos dias, mas o paciente permanece assintomático, pois ainda está no período de incubação. O vírus pode permanecer incubado durante dias. Após alguns dias de incubação, surgem os primeiros sintomas, como febre alta (acima de 37, 8 graus) e tosse seca. Esses sintomas duram em torno de 1 semana e o maior risco de complicações respiratórias, como pneumonia, ocorre entre 8 a 9 dias”. Destacou o secretário.

Funciona assim: entre o sétimo e décimo dia do surgimento dos sintomas de coronavírus coleta-se uma gota de sangue, a exemplo da medição de glicemia (taxa de açúcar no sangue). A partir desta gota de sangue é possível detectar a presença de anticorpos (IgG e IgM), que são defesas produzidas pelo corpo humano contra o vírus SARS-CoV-2, que causa a Covid-19.

Os resultados deste teste saem praticamente na mesma hora, duram cerca de 15 a 30 minutos.