Buscar

Prefeita faz peregrinação e pede respiradores emprestados em cidades vizinhas

Cb image default
Vanda Camilo no gabinete da Prefeitura. (Foto: Assessoria de Comunicação) 

A Prefeita interina de Sidrolândia, Vanda Camilo (PP) está se movimentando em meio ao colapso na saúde do município por conta do número de casos de Covid-19 e mortes. Ao todo, já são 63 mortes; sete em 24 horas.

Vanda conversou com a reportagem do Noticidade no final da tarde desta quinta-feira (25), bastante abalada com as mortes em Sidrolândia, ela apenas confirmou as informações de que pediu respiradores, “é verdade, eu falei com vários prefeitos de cidades vizinhas, como Maracaju, por exemplo, mas ninguém tem equipamentos sobrando, infelizmente o caos é geral e estamos fazendo de tudo para socorrer as pessoas e melhorar as condições do Hospital”, destacou ela.

Questionado se haveria recursos para comprar mais respiradores, o Secretário de Finanças da Prefeitura de Sidrolândia, Luiz Pitó disse que ontem fez um repasse de recursos ao Hospital e que cabe a entidade promover essa aquisição, ele não detalhou o valor repassado e disse que posteriormente mandaria a relação detalhada dos valores para a reportagem.

A direção do Hospital informou que está adquirindo um compressor (equipamento necessário para ventilação) avaliado em R$ 43 mil reais por meio de doações da iniciativa privada. A Câmara Municipal confirmou o repasse de R$ 200 mil reais ao Hospital para auxiliar na compra de respiradores.

O Hospital de Sidrolândia tem somente 10 vagas (5 de UCI e 5 de UTI) habilitadas, porém está com 29 pacientes de Covid-19 e teve que fazer readequações para poder atender a alta demanda dos últimos dias abrindo leitos e disponibilizando materiais de consumo, equipes médicas e medicamentos; por isso há necessidade de investimentos para manutenção desta estrutura.