Publicado em 16/09/2025 às 18:37,
O Posto de Identificação de Sidrolândia está oferecendo 120 vagas até o dia 30 de setembro para quem deseja emitir a CIN (Carteira de Identidade Nacional). Os agendamentos já estão disponíveis no site oficial, clique aqui para acessar.
Em entrevista ao Noticidade, o perito papiloscopista Clayton Ortega explicou que a mudança é fundamental para atualização dos documentos. “O Estado, através da Coordenadoria-Geral de Perícias e do Instituto de Identificação, está disponibilizando mais 120 vagas para agendamento somente neste mês. Então, de hoje até o dia 30, já estão no site essas vagas para você correr e garantir o seu RG”, destacou.
Segundo Ortega, a substituição do documento é necessária porque em breve o RG antigo poderá deixar de ser aceito em alguns locais. “A lei prevê até 10 anos para a troca, mas muita gente tem um RG bem mais antigo. É importante não deixar para a última hora. Hoje, o documento é integrado a um banco de dados nacional e, em média, fica pronto em até duas semanas”, explicou.
Outra mudança relevante é que o número da identidade passa a ser o mesmo CPF do cidadão, o que padroniza o documento em todo o país. “Antes, uma pessoa poderia ter um RG em cada estado. Agora não: o número será único, sempre o CPF”, completou o perito.
Para mais informações, basta comparecer no posto do instituto de identificação de Sidrolândia, localizado na Rua Distrito Federal esquina com a Rua Alagoas, Nº 545, Centro, das 7h às 17h.
Quais as mudanças e vantagens do novo RG?
O documento impresso e digital foi pensado para substituir o antigo RG, e utiliza o CPF (Cadastro de Pessoas as Físicas) como número único de identificação e adota diversas tecnologias para sincronizar dados, ampliar a segurança e garantir autenticidade das informações.
Ao adotar o número do CPF como Registro Geral Nacional, a CIN acaba com a duplicidade na identificação do cidadão, reduzindo a possibilidade de fraudes. Um dos objetivos é que, apenas com o documento, o cidadão possa ter acesso a seus prontuários no SUS, benefícios como o Bolsa Família, registros no INSS, além de informações fiscais, tributárias e ligadas ao exercício de obrigações políticas, como o alistamento eleitoral e o voto.
O novo RG tem tecnologia com a sincronização do blockchain, uso de QR Code, integração com o Gov.Br e a segurança e privacidade na guarda dos dados. A CIN conta, ainda, com um código de padrão internacional chamado MRZ, o mesmo utilizado em passaportes, o que a torna um documento de viagem para países do Mercosul.
Para além de um documento de identificação, a CIN conecta o ciclo de vida do cidadão desde seu nascimento ao óbito e interrompe a fragmentação de sistemas e informações divergentes, bem como o uso de múltiplos documentos para identificação nas relações do cidadão com o Estado e com o setor privado.
A CIN inova ao incluir tecnologias e elementos de segurança e garante a identificação por meio de um documento seguro em conformidade com padrões internacionais.