Buscar

Pesquisadores apontam Sidrolândia como epicentro de Covid-19 no interior

Cb image default
Foto: Douglas Amaral - Noticidade

Pesquisadores da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), UFDG (Universidade Federal da Grande Dourados) e UFOB (Universidade Federal do Oeste Bahia) realizaram um estudo observando dados do boletim coronavírus divulgados entre o dia 1º ao dia 15 de agosto.

Conforme o relatório técnico: Geocartografia dos indicadores de morbidade e de mortalidade por covid-19 da macrorregião de saúde de Campo Grande, divulgado recentemente, Sidrolândia merece destaque, pois era o 4º no dia 1º de agosto e passou a ser o 2º no dia 15, no indicador composto de morbidade, inicialmente com índice de morbimortalidade de 4,26 evoluindo para 4,6. Campo Grande continua sendo o 1º no indicador composto de morbidade e morbimortalidade, que tem a finalidade de medir a incidência ou a prevalência de doenças, lesões e incapacidade na população.

A cidade apresenta quadro crítico, atualmente, de acordo com dados divulgados nesta segunda-feira (24) pela Secretaria Municipal de Saúde, estamos com 21 óbitos. Cerca de 3.794 casos foram notificados, destes, 1.492 foram confirmados e 1.222 já estão recuperados. Foram descartados 2.264 casos, outros 38 seguem em investigação e 287 em isolamento domiciliar. O Hospital D. Elmíria Silvério Barbosa está com 70 % da UCI (Unidade de Cuidados Intermediários) e 60% da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) dos leitos ocupados.

No estudo fica evidente a concentração de novos casos no centro-oeste, demonstrando a importância de políticas públicas urgentes para o enfrentamento ao novo vírus covid-19.