Buscar

Peregrinação de vereadores por melhoria na segurança em Sidrolândia ocorre desde 2008

Os bastidores políticos de Sidrolândia estão movimentados com a possibilidade de uma reunião de vereadores com o Secretário de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul para solicitarem melhorias no setor e aumento de efetivo militar e na Delegacia de Polícia Civil.

Em toda gestão, isso tem ocorrido, porém sem nenhum efeito prático ou resposta significativa. Com pouca representatividade política a nível de estado (deputados), Sidrolândia e seus eleitos sofrem com certo descaso há pelo menos 12 anos.

Para entender melhor esse contexto, é preciso relembrar o ano de 2008 que foi marcado pela vitória e reeleição de Daltro Fiuza derrotando Enelvo Felini e David Olindo. Na época, o principal desafio era melhorar o setor de Segurança Pública, pois Sidrolândia enfrentava uma crise no setor com mortes de jovens de gangues rivais, assassinatos, assaltos, furtos e roubos elevando os índices de criminalidade.

Nove vereadores foram eleitos na época, nomes conhecidos que no ano seguinte já iniciaram a busca por melhorias no setor com pedidos ao então Governador André Puccinelli, do mesmo partido de Daltro. Os vereadores Professor Tadeu, Jonas Rodrigues, Ilson Peres, Roberta Stefanello, Jean Nazareth, Di Cezar, Waldemar Acosta, Rosangela Rodrigues e Antonio Galdino infelizmente não conseguiram sensibilizar o governador na época. A única resposta veio com uma reforma da Delegacia.

Na gestão seguinte, (2013) o tucano Ari Basso chegou com a mesma proposta de melhoria, a expectativa foi grande, mas a única coisa que subiu mesmo não foi o efetivo militar, foi o número de vereadores (de 9 para 13).

Em 2017 com 15 vereadores eleitos (Aumento foi baseado na legislação com o número de habitantes), o prefeito Marcelo Ascoli chegava e foi o primeiro a conseguir uma resposta efetiva, pelo menos no “papel”, no ano seguinte a Polícia Militar passou de Pelotão para Companhia Independente que geralmente precisa ter pelo menos 100 policiais militares, a realidade, no entanto se manteve com menos de 30 policiais para quase 60 mil habitantes.

2021 começa com a prefeita interina Vanda Camilo (PP) e muita incerteza com possibilidade de uma nova eleição e mostrando que mesmo após 12 anos Sidrolândia continua com dificuldade de garantir mais segurança e reforço policial.

O comandante geral da Polícia Militar de MS ainda não quis receber a comitiva de vereadores de Sidrolândia para ouvir as demandas do município e agora eles esperam pelo apoio do Presidente da Assembleia Paulo Correa (Governador em exercício) para auxiliar no caso. De fato, Correa foi o único a pelo menos ouvir as demandas dos representantes de Sidrolândia e garantiu que vai buscar respostas efetivas.