Publicado em 24/07/2019 às 17:03,

Nelinho fala sobre reforma do antigo prédio do CEO que irá abrigar o NASF

Redação Noticidade ,
PGlmcmFtZSBzY3JvbGxpbmc9Im5vIiBhbGxvdz0iYXV0b3BsYXkiIHNyYz0iaHR0cHM6Ly93LnNvdW5kY2xvdWQuY29tL3BsYXllci8/dXJsPWh0dHBzJTNBLy9hcGkuc291bmRjbG91ZC5jb20vdHJhY2tzLzY1NTg5NTg3MyZhbXA7Y29sb3I9JTIzMTYxNzc2JmFtcDthdXRvX3BsYXk9ZmFsc2UmYW1wO2hpZGVfcmVsYXRlZD1mYWxzZSZhbXA7c2hvd19jb21tZW50cz10cnVlJmFtcDtzaG93X3VzZXI9dHJ1ZSZhbXA7c2hvd19yZXBvc3RzPWZhbHNlJmFtcDtzaG93X3RlYXNlcj10cnVlJmFtcDt2aXN1YWw9dHJ1ZSIgd2lkdGg9IjEwMCUiIGhlaWdodD0iNDUwIiBmcmFtZWJvcmRlcj0ibm8iPjwvaWZyYW1lPg==

O Secretário de Saúde de Sidrolândia, Nelio Saraiva Paim, o Nelinho, falou com o Noticidade nesta quarta-feira (24), sobre as obras de reforma e adaptação do prédio onde funcionava o Centro de Especialidades Odontológica e que passará a abrigar o NASF (Núcleo de Assistência da Família).

O prédio fica localizado ao lado da Unidade Básica de Saúde do Bairro São Bento e o investimento total para a reforma será de R$ 100 mil reais, atualmente o NASF ficava em uma sala da própria unidade de saúde, o município, porém viu a necessidade de ampliar os serviços deste núcleo e por isso irá reformar o prédio que não estava abrigando nenhuma repartição pública.

Nelinho também confirmou que o prédio da Unidade Básica de Saúde também passará por reforma logo em seguida ao prédio da NASF. Confira a entrevista completa no player acima.

"Essa é uma das metas da Administração Municipal, porque o prédio está em excelente localização, e precisa estar em condições de uso para atendimento à população. Por isso incluímos entre as prioridades, para que em breve seja instalada a equipe do NASF no local". disse o prefeito, Dr. Marcelo Ascoli.

O secretário de Saúde, Nélio Saraiva Paim Filho, informou que a equipe técnica e administrativa da Pasta se envolveu no projeto, e revelou que a Prefeitura aplicará em recursos próprios R$ 100 mil entre material de construção, mobília e equipamentos.

- Ainda neste ano entregaremos este prédio revitalizado, ampliado, onde os profissionais do NASF poderão realizar suas atividades em uma sede própria, oferecendo seus serviços de qualidade à população. Além do mais, é mais um prédio público que a Prefeitura reestrutura e coloca em funcionamento – comentou Nélio.

A Secretaria de Governo e Desburocratização (Segov) terá importante participação na obra, já que são vinculadas a essa Pasta o Departamento de Planejamento (Deplan) e a Equipe de Manutenção.

- O Deplan com a diretora Ivanir Areco e equipe realizou o levantamento técnico do terreno e prédio, a engenheira civil Jordana Bertuzzi fez o projeto da futura estrutura, e a Manutenção que tem o Claésio como responsável com uma turma construirá a obra, o que resultará em uma economia de aproximadamente 50% nos custos para os cofres públicos municipais – explicou o secretário Clayton Lopes Ortega.

A Prefeitura realizará nos próximos dias um ato para marcar o início da revitalização e ampliação do prédio.

A engenheira Jordana Bertuzzi, do Deplan, responsável pela nova estrutura, informou que foi feito um anteprojeto e discutiu com a equipe do NASF as suas reais necessidades. Posteriormente executou um projeto de reforma e ampliação, e planilha de quantitativos de material para que a Equipe de Manutenção execute a obra.

Na nova estrutura, um banheiro será adaptado para deficientes físicos (PNE), serão ampliados outros dois banheiros, além de uma copa e lavanderia.

De acordo com a engenheira, uma boa parte do terreno no entorno da construção existente e no espaço onde haverá a ampliação, passará pela troca do solo e receberá uma boa compactação para que o recalque do piso não volte a acontecer.

O Novo NASF terá ainda uma recepção, uma sala de reunião, dois depósitos, duas salas de atendimento e uma sala de uso comum (para reuniões com as famílias).

O NASF

O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) é formado por uma equipe multiprofissional, onde recebeu da Administração Municipal o aumento do número para 7 profissionais. O objetivo é a integralidade dos cuidados, físico e mental, aos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde), apoiando o trabalho das ESF’s.

Além de investir em mais profissionais, a Prefeitura adquiriu um veículo para que a repartição realize suas visitas domiciliares em atendimento aos pacientes.

No entanto, o NASF nunca teve uma sede própria, e funciona atualmente em uma sala (espaço acanhado) no ESF São Bento.

A diretora de Saúde, Tatiane Nantes, lembrou que o trabalho da fisioterapia, por exemplo, fica comprometido em razão da falta de espaço adequado para o atendimento. Ela conta que com a sede própria, os profissionais do NASF terão condições plenas de realizar os serviços em espaço físico individual.

A equipe do NASF atualmente é composta por: Rita Samara Pedroso (fisioterapeuta e coordenadora), Glaucy Almeida G. Silva (fisioterapeuta), Juliana Andreatta Ortega (fonoaudióloga), Maira Tavares Maciel (nutricionista), Maria Neiva Tavares (assistente social), Tatiane Estavarengo (terapeuta ocupacional), Edimara Gonçalves de Souza (psicóloga), Paulo César Dalzacker (motorista).

Prédio reformado em 2006 e interditado em 2016

A primeira ampliação do prédio foi realizada em 2006, mas dez anos depois, no ano de 2016, a estrutura física foi interditada. Na ocasião, o engenheiro civil Luiz Antônio Lemes fez um Laudo Técnico de vistoria do prédio onde funcionava o CEO, e recomendou que fosse isolada a área e adotadas medidas de escoramento e reforços nas estruturas e fundação. No laudo atestado pelo engenheiro foi relatada a existência de rachaduras muito acentuadas no ponto de encontro da construção existente com a ampliação.

Em 2017, após o envio de informações pela equipe de engenharia do Deplan, a Prefeitura determinou a demolição da parte ampliada da obra em razão dos riscos de desabamento. Os engenheiros constataram que nessa ala havia grande infiltração de águas de chuvas, ocorriam quedas de revestimento, além de recalque do piso.

(Com informações da Assessoria de Comunicação)