Buscar

Manifestação na JBS cobra transparência e ações para evitar contaminação em massa de Covid-19

Cb image default
Movimentação em frente a empresa no final desta manhã. (Foto: Suélen Duarte - Noticidade)

Com faixas, caixão e até um “homem frango”, o Sindaves (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Carnes e Alimentação, Similares e Derivados de Sidrolândia) adere a um movimento nacional de manifestação na JBS com presença de vários sindicalistas e trabalhadores nesta segunda-feira (31).

De acordo com informações do Presidente do Sindaves, Joel Santos Cruz, a iniciativa visa pressionar a empresa a atender o pedido da classe trabalhadora que exige uma testagem em massa de Covid-19 em todos os funcionários, além da distribuição de máscaras e álcool em gel.

O Sindicato também pede informações sobre o número de infectados na empresa, pois isso só foi informado uma vez em meio a pandemia, há dois meses 82 funcionários estavam com Covid-19 e 187 foram afastados com suspeitas da doença. Recentemente a empresa afastou 420 pessoas do grupo de risco sendo 325 indígenas. Atualmente não há informações de quantos funcionários foram infectados ao todo na JBS de Sidrolândia.

Outra cobrança é no tocante a distribuição de máscaras para o trabalho, pois de acordo com Joel é necessária a troca dos equipamentos diariamente, pois o distanciamento recomendado de 1,80m não é respeitado e isso aumenta o risco de contaminação dentro da empresa. Até semana passada, as máscaras eram trocadas a cada 3 dias, a partir de quarta-feira a empresa disponibilizou a troca diária, após muita cobrança e ameaças de recorrerem ao Ministério Público.

Nas redes sociais, funcionários reclamam da distribuição de milhões de reais da JBS aos municípios enquanto os próprios trabalhadores da empresa não têm o básico para se protegerem do vírus.

Desde a semana passada, a reportagem do Noticidade busca informações com a assessoria de Comunicação da empresa sobre o assunto, contudo não há resposta concreta sobre os questionamentos. A empresa apenas se limita a garantir que cumpre todas as recomendações de saúde e segurança de seus colaboradores (veja abaixo).

Em nota, a JBS negou as informações e chamou as denúncias dos funcionários de mentirosas. A Companhia reitera que a saúde dos colaboradores é sua prioridade absoluta e implementou um robusto protocolo para prevenção contra a Covid-19 em suas unidades. A utilização das máscaras por todos os colaboradores é obrigatória e obedece às recomendações técnicas dos órgãos de saúde e estão em total conformidade com a portaria conjunta nr. 19, de 18 de junho de 2020, dos Ministérios da Saúde, Agricultura e Economia do Brasil e demais órgãos normativos para o uso das mesmas.