Buscar

Jovem de Sidrolândia “desenvolve” tecnologia para ajudar acampamento em que vive

PGlmcmFtZSBzcmM9Imh0dHBzOi8vd3d3LmZhY2Vib29rLmNvbS9wbHVnaW5zL3ZpZGVvLnBocD9ocmVmPWh0dHBzJTNBJTJGJTJGd3d3LmZhY2Vib29rLmNvbSUyRm5vdGljaWRhZGVzaWRyb2xhbmRpYSUyRnZpZGVvcyUyRjIzMjcxMTMxMDc1MjY2NzQlMkYmYW1wO3Nob3dfdGV4dD0wJmFtcDt3aWR0aD01NjAiIHdpZHRoPSI1NjAiIGhlaWdodD0iMzE1IiBzdHlsZT0iYm9yZGVyOm5vbmU7b3ZlcmZsb3c6aGlkZGVuIiBzY3JvbGxpbmc9Im5vIiBmcmFtZWJvcmRlcj0iMCIgYWxsb3d0cmFuc3BhcmVuY3k9InRydWUiIGFsbG93ZnVsbHNjcmVlbj0idHJ1ZSI+PC9pZnJhbWU+

Um jovem ao perceber que os membros de sua comunidade estão passando por necessidades devido à falta de recursos e poder aquisitivo, usa de sua inteligência para desenvolver mecanismos que ajudem não só a sua família, mas todos os moradores de sua região, a história, poderia ser muito bem um resumo do filme O Menino que Descobriu o Vento, uma das grandes produções da Netflix, mas é na verdade a ação de um jovem de apenas 13 anos de idade morador de Sidrolândia.

Rogério Gonçalves é estudante do 7º ano da Escola Municipal Pedro Aleixo, ele mora no Acampamento Jatobá, com seu pai que é pedreiro, sua mãe dona de casa e seu irmão de 16 anos.

O garoto prodígio nasceu em Campo Grande onde viveu até os 7 anos de idade e depois se mudou com a família para Nioaque, devido a problemas financeiros, sua mãe e seu pai se mudaram para Sidrolândia no ano passado e acabaram acampando juntamente com um grupo de 165 pessoas no Jatobá, que fica próximo aos trilhos.

De acordo com sua mãe, desde muito pequeno, Rogério se mostrava interessado por tecnologia e energia, ela relata até um pequeno acidente doméstico envolvendo o menino.

“Quando ele era criança, já era fascinado por essas coisas, uma vez colocou um prego na tomada e ficou preso com a energia elétrica, tinha que ficar cuidando muito ele porque queria desmontar tudo pra ver como era dentro”, conta ela.

Ao se mudar para o acampamento, Rogério percebeu a necessidade da comunidade que não tem rede de energia elétrica, para ajudar os moradores, ele desenvolveu uma tecnologia que usa luz solar para abastecer a região com energia fotovoltaica.

Cb image default
Foto: Noticidade 

“Esse menino é muito inteligente, ajuda muito a comunidade, ele colocou a energia com coisa que eu nem conhecia, esse menino merece muito mais, tenho certeza que ele ainda vai progredir e ainda vai nos ajudar a ter uma vida melhor", conta Sebastiana Orminda dos Santos de 67 anos, vizinha da família que ganhou uma instalação da invenção de Rogério que colocou leds abastecidos com a luz no sol em sua residência.

Cb image default
Foto: Noticidade 

Reconhecimento – Com sua força de vontade, Rogério conseguiu adquirir uma caixa de som para fazer anúncios na rua e através de um de seus trabalhos, chamou atenção de um empresário de Sidrolândia que visitou sua casa e doou uma caixa de ferramentas para facilitar seus trabalhos, além de convidá-lo para uma palestra ministrada por Rick Chesther, escritor que já discursou na Universidade de Harvard e é respeitado no mundo todo.

O próprio Rick ficou impressionado com a capacidade do garoto que desenvolveu suas habilidades basicamente montando e demonstrando aparelhos e lendo livros na biblioteca da escola.

Durante a visita da nossa reportagem a casa do garoto, não o encontramos pois ele estava trabalhando na rua para ajudar a família, porém podemos ter acesso a suas invenções e fomos muito bem recebidos por sua família. Caso alguém tenha interesse em prestar algum tipo de ajuda ao rapaz pode entrar em contato através do número: (67) 9.9983-0125.