Buscar

IBGE aponta que Sidrolândia ocupa a 49º posição no ranking de arborização em MS

Dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul, Sidrolândia é um dos menos arborizados, de acordo com o IBGE, nos últimos 20 anos, com o crescimento da cidade, a falta de projetos de arborização colocou o município na 49º posição.

Conforme a pesquisa, 94.8% de domicílios urbanos em vias públicas estão com arborização adequada e apenas 3.3% de domicílios urbanos em vias públicas estão com urbanização adequada (presença de bueiro, calçada, pavimentação e meio-fio). Quando comparado a outras cidades do Brasil, sua posição é 945 de 5570.

Ao longo dos anos, a falta de projetos de plantio de árvores tem gerado danos irreversíveis, os lindos Ipês floridos e outras árvores plantadas há mais de 20 anos são motivo de alegria, contudo essas ações ficaram no passado e precisam ser retomadas não só pelas autoridades políticas, mas pela população em geral.

Os terrenos novos em loteamentos sem árvores são responsáveis por colocar Sidrolândia na 49ª posição no estado.

Cb image default

Arborização e seus efeitos - Segundo diversos estudos, em épocas mais quentes as áreas bem arborizadas podem ter uma diferença de até 5 graus Celsius em relação às não arborizadas. Pode parecer pouco, mas faz uma grande diferença quando o assunto é conforto térmico.

Segundo pesquisas, a evaporação de uma única árvore pode gerar o efeito refrigerador de 10 ar condicionados domésticos operando 20 horas por dia (Impressionante, não?). Além das árvores, a presença de gramados e arbustos também ajuda na redução da temperatura em geral na cidade.

Vale lembrar que além do efeito da evaporação da água, temos também o efeito do sombreamento, que não é pequeno. Ter árvores altas plantadas no entorno de construções é uma boa solução para quando residências e escritórios ficam quentes demais durante o dia. Se você plantar espécies que derrubam as folhas no inverno, você terá sombreamento no verão, e sol no inverno.