Buscar

Grupo Jotapar acusa empresa de invadir área judicializada na região do Quebra Coco

Cb image default
Conflito gera tensão na região. (Foto: WhatsApp - Noticidade)

Um conflito entre o Grupo Jotapar, BS1 Agro e a BAMS Participações, inclusive com homens armados gera tensão na região das áreas pertencentes à antiga fazenda Santa Olinda, agora sob propriedade do Grupo Jotapar no distrito do Quebra Coco em Sidrolândia.

Em nota, o Grupo Jotapar diz que toda a área é de sua propriedade, “o Grupo mantém a posse efetiva das áreas, alojando seus funcionários nos imóveis e conduzindo plena atividade agrícola, com 90% das áreas cultivadas com lavouras de soja. Uma outra observação relevante é a disparidade no número de pessoas envolvidas na disputa. Enquanto a Jotapar conta com 3 funcionários tentando evitar a invasão, a BS1 e a Bams possui aproximadamente 15 pessoas, muitas delas armadas. Isso contradiz a alegação da BS1 de que a Jotapar está utilizando pessoal armado”.

Ainda de acordo com o Grupo Jotapar, após a realização de um leilão judicial no contexto do processo de recuperação judicial do Grupo CBAA, as áreas pertencentes à antiga fazenda St. Olinda, agora sob propriedade do Grupo Jotapar, foram arrematadas. O lance foi efetuado utilizando créditos habilitados no processo de recuperação, supostamente adquiridos de outros credores. Contudo, antes da imissão na posse pelos arrematantes, surgiu a notícia de fraude relacionada à aquisição dos créditos utilizados pela Bams Participações para a aquisição das terras. Isso levanta suspeitas de que os créditos utilizados no lance não pertenciam, de fato, à Bams Participações.

Neste momento, há um inquérito policial em andamento para investigação criminal, desencadeado pela denúncia do possuidor original do crédito, que alega não ter vendido o referido crédito para a Bams, tornando o processo irregular.

Por outro lado, a BS1 Agro e BAMS Participações alegam ter arrematado o imóvel perante a 8ª Vara Cível da Comarca de São José do Rio Preto/SP, dentro da legalidade e afirma que a Jotapar entrou com uma liminar de Interdito Proibitório alegando posse sobre as terras. Contudo, a Justiça de Sidrolândia rejeitou o pedido ontem.

A disputa permanece judicializada, sem decisão favorável para nenhum dos lados até o momento. Atualmente, a Jotapar ainda é a proprietária da área, a BS1 tenta assumir o local alegando ter a posse da propriedade por meio do leilão.

O Grupo Jotapar registrou um Boletim de Ocorrência na delegacia de Polícia Civil de Sidrolândia por ameaça e esbulho possessório.