Publicado em 02/07/2019 às 07:59,

Projeto Ginga Maracaju participa de evento com capoerista histórico em Campo Grande

Assessoria de Comunicação ,
Cb image default
Foto: Assessoria de Comunicação 

O Projeto Ginga Maracaju esteve participando em Campo Grande do evento promovido pelo Projeto Vem Pra Roda Vem Brincar, filiado ao Grupo Memória, projeto coordenado pela Baixinha Estrutora de 1º Grau.

O evento teve várias oficinas além do ponto alto que é graduação troca de corda,e, a presença do mestre Celso Carvalho do nascimento (Mestre Celso), uma lenda vida da capoeira brasileira, as atividades do sábado começaram com um "aulão" para os presentes, e na sequência da programação palestra com Mestre Celso, falando sobre a capoeira e a trajetória da arte no Brasil. Celso é um dos mais antigos mestres de capoeira vivo, hoje no auge dos seus 80 anos dedicados a capoeira é considerado uma enciclopédia viva da arte genuinamente brasileira. “Uma coisa é pequena, outro dia ela é grande. 

Ninguém começa lá em cima, "Quem gosta de Capoeira? Eu respondo, quem ama não larga, quem ama cuida, preserva!”Mestre Celso é assim direto e objetivo, e assim contribuiu muito para o crescimento da Capoeira no Brasil.

Na noite de sábado, aconteceu o batizado com várias apresentações e resgate da história da capoeira, como a Puxada de Rede que era feita pelos escravos, e a apresentação do Maculelê ( dança), e, por fim o batizado.

Detalhe das apresentações que foram feitas utilizou matérias recicláveis, como a puxada de rede, os alunos do projeto mostraram o desrespeito com os rios, ao invés de peixe retiraram muito lixo da água. Maculelê utilizado ao invés de paus, litros descartáveis. “ Segundo baixinha coordenadora do projeto foi uma maneira de mostrar ao público presente pais e amigos, que além da arte da capoeira,as crianças aprendem muito mais, e preservar o meio ambiente, respeito a natureza faz parte do aprendizado”, ela frisou ainda que 90% da sustentação do projeto vem através de reciclados, em coletas e campanhas feitas pelos alunos.

Mestre Noir Jesus Aranha ( Mestre Aranha), presidente do Grupo Memória, falou da importância desse momento. “ E um momento único, poder rever a família Memória avaliar o crescimento técnico e ter a presença do Mestre Celso, é sem dúvida para ficar na história do grupo e cada participante deve guardar esse momento para sempre registrar, essa é a nossa raiz, nossa história, é Memória”, disse Aranha.

Para o professor Luiz Fábio (maçaneta), coordenador do projeto Ginga Maracaju, esses encontros são importantes para criar laços cada vez mais forte entre os praticantes de capoeira e membros do grupo, e principalmente pela buscado conhecimento e de melhoria para a pratica de capoeira”, disse maçaneta.

Para participar do evento o projeto teve o apoio da Prefeitura de Maracaju através da Secretaria de Esportes e Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais.