Buscar

Farmacêutica-bioquímica diz que publicação de vereadora sobre álcool em gel caseiro não é recomendada

Cb image default
Reprodução - Facebook 

A vereadora de Sidrolândia Vilma Felini, acabou cometendo uma gafe no facebook na ânsia de poder ajudar a população com a prevenção do Coronavírus. Ela publicou uma “receita” ensinando a fazer álcool em gel, o vídeo foi publicado no You Tube pelo canal “Tio Chico” que pertence ao dono do site canal daqui da cidade de Itaporã que recebe campanhas publicitárias da câmara.

A farmacêutica-bioquímica Laura de Freitas diz que na receita caseira seria preciso realizar um cálculo para garantir uma concentração adequada de álcool no produto final. “A pessoa vai achar que está protegida, mas vai estar só passando gel de cabelo na mão com cheirinho de álcool e que não tem efeito, ninguém deve seguir essa recomendação”, afirma.

Profissionais de saúde destacam que autoridades municipais devem ter responsabilidade e não podem disseminar informações falsas e perigosas na internet.

Na publicação da vereadora que tem vários compartilhamentos, a internauta Glauce Melo comentou e fez um alerta: “Não amiga Vilma Felini álcool caseiro mantém o vírus vivo e retém grande quantidade dele, infelizmente só comprado pronto ou manipulado. Vi uma matéria hoje sobre isso com infectologista”. Destacou a internauta, porém a publicação de Vilma continua na rede. 

Cb image default

Segundo a revista Veja, o Conselho Federal de Química (CFQ) está divulgando um alerta para a população, que enfrenta o surto de coronavírus, para que não use álcool em gel caseiro. Diversas receitas estão circulando na internet, mas são receitas que podem causar efeito contrário, ou seja, podem ajudar na proliferação do vírus, além de causar acidentes graves.

“Quando se utiliza álcool líquido em elevadas concentrações, aumenta-se bastante o risco de acidentes que podem provocar incêndios, queimaduras de grau elevado e irritação da pele e mucosas”, diz o CFQ. “A depender do que se utiliza como espessante, ao invés de eliminar microrganismos pode-se potencializar sua proliferação”.

Os produtos industrializados, diz o CFQ, passam por rigorosos processos de produção, com padrões de qualidade. “Já o álcool em gel fabricado a partir de receitas e métodos caseiros não passa por nenhum controle de qualidade, por isso sem garantia de eficácia e pode causar perigo e dano”, diz o CFQ.