Publicado em 09/08/2025 às 11:11,
O ex-secretário de infraestrutura e atual vereador de Sidrolândia, Carlos Alessandro da Silva (PSDB), mais conhecido como “Lê”, foi absolvido na Operação Tromper, que investiga um grupo que fraudava licitações e desviava parte dos valores dos cofres públicos do município.
Segundo a sentença assinada pelo Juiz Titular da Vara Criminal de Sidrolândia, Bruce Henrique dos Santos Bueno Silva, “Carlos Alessandro da Silva, Secretário Municipal de Infraestrutura à época dos fatos, foi mencionado por testemunhas como responsável pela pasta que encaminhava as cotações de preços e indicava verbalmente as empresas participantes, o que foi confirmado por ele em interrogatório. Contudo, o Ministério Público requereu expressamente a absolvição de Carlos Alessandro da Silva pelo Fato 4, por ausência de provas suficientes a individualizar sua participação no ajuste fraudulento, reconhecendo que não ficou demonstrada a sua efetiva interferência no conluio, razão pela qual não há elementos suficientes para sua responsabilização penal neste ponto”.
O “Lê”, era acusado de envolvimento em dois episódios de fraude em certames públicos (Fatos 3 e 4), e o Juiz julgou por: “ABSOLVER o réu CARLOS ALESSANDRO SILVA por duas infrações ao art. 337-F do Código Penal (fraude ao caráter competitivo de licitação pública), em concurso material, conforme os arts. 29 e 69 do Código Penal”.
Até o momento, Carlos Alessandro foi o único absolvido, porém, outros dois investigados receberam acordos de suspensão do processo devido a colaboração premiada, sendo eles Tiago Basso da Silva e Milton Matheus Paiva Matos. Outros cinco envolvidos foram condenados a prisão em regime fechado e outros dois a regime semiaberto.