Publicado em 08/10/2020 às 16:48,

Escolas fazem apelo em rede social e pedem atividades dos alunos que correm risco de reprovar

Suélen Duarte - Noticidade,
Cb image default
Foto: Governo MS

O ano de 2020 está sendo atípico, aconteceu uma mudança radical em todas as áreas. Nas escolas, o processo de adaptação mexeu bastante, devido a realidade de cada aluno. O método de ensino, no município, está sendo através de atividades pedagógicas complementares, que precisam ser retiradas e entregues de forma presencial. Na rede estadual, as atividades são remotas. Os exercícios são produzidos e corrigidos pelos professores, que servirão para dar nota aos estudantes no final do 4º bimestre.

Nesta segunda-feira (5), o Governo de MS, publicou um decreto afirmando que as aulas presenciais, nas unidades escolares e nos centros da Rede Estadual de Ensino de MS, estão suspensas até o término do ano letivo de 2020. Segundo o superintendente de Políticas Educacionais da SED (Secretaria Estadual de Educação), professor Hélio Daher, as atividades, que antes eram apenas relatadas pelas escolas, serão transformadas em nota e isso vai determinar se o aluno será ou não aprovado. 

No entanto, professores e diretores de várias escolas, de Sidrolândia, recorreram ao Facebook para alertar a falta de compromisso, dos pais ou responsáveis e dos alunos, com a rede de ensino, pois a maioria dos matriculados não estão entregando as atividades pedagógicas complementares. Duas se pronunciaram nas redes sociais, pedindo para que os alunos, pais ou responsáveis, tenham mais responsabilidade e compareçam para retirar e entregar as atividades, que estão sendo disponibilizadas frequentemente para os estudantes.

No primeiro dia deste mês, o diretor adjunto da escola Estadual Sidrônio Antunes de Andrade, Willian Dantas, através de um vídeo publicado no Facebook, explicou a importância das atividades e deu dicas de como os estudantes podem se organizar. Ele relembrou, aos estudantes, que o ano letivo ainda não acabou e que não é um ano perdido, ainda disse que a escola está aberta de segunda – feira a sexta, das 7 horas às 11 horas e das 13 horas às 17 horas.

“Não há possiblidade em momento nenhum de dizer que é um ano perdido, dá para aproveitar, é só se esforçar que você consegue aprender alguma coisa, os professores estão disponíveis via WhatsApp, a escola está aberta para ajudar vocês”, afirmou o diretor adjunto, Willian Dantas.

Cb image default
Foto: Suélen Duarte

Nesta quinta-feira (8), a Escola Municipal Porfíria Lopes do Nascimento emitiu um comunicado para os pais ou responsáveis pela vida acadêmica das crianças matriculadas na escola.

De acordo com o comunicado, publicado nas redes socais, existe alunos que não pegaram nenhuma atividade até a data de hoje (8), o que preocupa demais todos os envolvidos na educação escolar. Conforme a diretora, Valdinéia de Oliveira, cerca de 1.200 crianças estão matriculadas e são poucas que estão cumprindo com as obrigações. Confira o comunicado:

“COMUNICADO OFICIAL DE URGÊNCIA!!!!

Senhores pais ou responsáveis, já é sabido que estamos vivendo um ano letivo com atividades remotas, estamos aprendendo e nos adaptando a esse novo método de trabalho e rotina escolar.

O ensino hibrido se instala em nossa realidade cada dia com mais vigor, e podemos afirmar esse método de ensino veio pra ficar.

Deste modo, nossa escola tem oferecido regularmente as atividades para nossos alunos realizarem em casa, porém, muito nos preocupa aqueles alunos não alcançado, aqueles que não pegaram atividades até hoje, aqueles que perderam o interesse e etc, não alcançado por diversos motivos. Como escola, nos preocupamos com a vida acadêmica desses alunos, pois os mesmos estão sendo prejudicados.

Pedimos a conscientização dos pais e responsáveis, que procurem a escola e venham retirar as atividades das remessas passadas, o ano letivo ainda não acabou, estamos no 4º bimestre e ainda dá tempo!!!”

Esse comunicado é para esclarecer a todos que o calendário escolar, em relação aos dias letivos, segue normal e não iremos desistir de alcançar nossos alunos. NOS AJUDE! Compareçam na escola e saiba a real situação do seu filho!”

Os estudantes podem desenvolver as atividades e entrega-las até a última semana de novembro, que é quando se fecha a nota do 4º bimestre e, caso necessário, o aluno poderá fazer o exame.