Buscar

Em uma semana, Corpo de Bombeiros de Sidrolândia combateu nove incêndios em vegetação

Cb image default

O mês de agosto sempre vem acompanhado pela baixa umidade do ar, altas temperaturas e aumento nos ventos, fatores que favorecem a ocorrência de focos de incêndio. Além das condições favoráveis, há ainda a falta de conscientização da população, já que boa parte dos incêndios são provocados por ações humanas. Agosto é considerado o mais crítico do ano quando o assunto é queimadas.

Em apenas uma semana, o Corpo de Bombeiros registrou 26 ocorrências e deste total, nove foram de incêndios em vegetação na região de Sidrolândia.

Os mais graves foram na região da MS-258 aos fundos do Assentamento Eldorado e Fazenda do Vicente. No local um incêndio de grandes proporções atingiu vários lotes do assentamento, 30 hectares de plantação de milho e 200 hectares de pasto e mata auxiliar. Militares trabalharam mais de 10 horas para combater o incêndio com auxílio de funcionários da fazenda, tratores, caminhões pipa e máquinas.

Ainda de acordo com o boletim, outro incêndio de grandes proporções em Sidrolândia ocorreu no último domingo nas proximidades da MS-162 fazenda Rancharia onde os Bombeiros também contaram com o apoio de máquinas e funcionários na construção de aceiros para isolamento do fogo que se propagou em uma mata de difícil acesso, porém após 5 horas de trabalho foi controlado.

No estado - Em MS, o número de ocorrências também aumentou no mês de agosto. Segundo dados do Corpo de Bombeiros, o índice cresceu 187% em 2019, passando se 174 ocorrências atendidas no ano passado para 500 atendimentos este ano, mais de 41 por dia.

Desde o início do ano, os índices de 2019 chamam atenção pelo crescimento. Dados do Corpo de Bombeiros aponta que no mês de janeiro teve o maior registro histórico, com 542 ocorrências de queimadas em Mato Grosso do Sul.

PGlmcmFtZSBpZD0iX3YwZzR6MDFkciIgc3JjPSJodHRwczovL3d3dy55b3V0dWJlLmNvbS9lbWJlZC8tRTlUekpoME9Sbz9yZWw9MCZhbXA7YW1wO3Nob3dpbmZvPTAiIGFsbG93ZnVsbHNjcmVlbj0iIiBmcmFtZWJvcmRlcj0iMCI+PC9pZnJhbWU+