Buscar

Em Sidrolândia, golpistas enganam vendedores e compradores de veículos publicados em anúncios

Cb image default
Foto: Noticidade 

Já faz mais de um ano que a Polícia Civil de Sidrolândia tem feito alerta sobre golpes praticados por estelionatários na cidade onde as vítimas ficam com grande prejuízo. 

Recentemente dois casos foram registrados na delegacia, no qual tanto os compradores como os vendedores foram enganados.

Em ambos os casos, o estelionatário (não se sabe se é o mesmo) foi “intermediador” de um negócio que só ele sairia no lucro sem vender nada, enganando os envolvidos.

Ao que tudo indica, primeiro, o golpista clonou o anúncio das motos na OLX. Depois, ele anunciou as motocicletas com o seu contato.

A partir de então, ele arquitetou um esquema para conseguir o dinheiro do interessado em comprar a moto. Após receber a primeira oferta no anúncio falso que criou, ele entrou em contato com o verdadeiro anunciante, dizendo que iria comprar a moto, e mandaria ao cartório um representante que ele "golpista" diz ter uma dívida, (o verdadeiro comprador não tem ideia do esquema).

Ele (golpista) inventou que tinha uma dívida com o comprador, e disse para o vendedor que não era para ele conversar muito sobre valores com o rapaz que foi comprar a moto. O golpista fez uma transferência falsa de R$ 8 mil reais para a conta do vendedor (que horas depois descobriu que era um golpe, pois o depósito não foi confirmado).

Até então enganados, o vendedor e o comprador foram até o cartório, onde foi assinado o Documento de Transferência, desta forma transferindo a propriedade da moto para o comprador que ficou com a moto e sem saber transferiu o dinheiro (R$ 8 mil) para a conta do estelionatário, pensando se tratar do verdadeiro dono da moto.

A esposa de uma das vítimas conversou com a reportagem do Noticidade na tarde desta quarta-feira (29), “é preciso alertar a comunidade de Sidrolândia, ficamos sabendo de outro caso semelhante e em nenhum momento suspeitamos que seria um golpe”, destacou ela que afirmou ainda que a Defurv (Delegacia Especializada de Furtos e Roubos de Veículos) deve assumir o caso deles, pois o comprador que também foi vítima do golpe reside em Campo Grande e de boa fé deixou cópia da documentação com seus dados pessoais, (endereço, RG, CPF) registrados no recibo de compra e venda.

No outro caso, o comprador que também foi enganado disse que não vai devolver a motocicleta que comprou, pois fez o pagamento e não vai ficar no prejuízo, deixando o problema apenas para o vendedor que desta forma vai levar o caso para a Justiça. 

Em nota, a OLX afirmou que “a atividade da empresa consiste na disponibilização de espaço para que usuários possam anunciar e encontrar produtos e serviços de forma rápida e simples”. Ainda segundo a plataforma, toda negociação é realizada fora do ambiente do site, portanto, a empresa não faz a intermediação ou participa de qualquer forma das transações, que são feitas diretamente entre os usuários.

“Infelizmente, algumas vezes as ferramentas disponíveis no mercado são utilizadas por terceiros de má índole. A empresa repudia este tipo de atitude, pois vai contra as regras da OLX”, ressalta a plataforma.