Buscar

Em meio a pandemia, Nutricionista Denise Petró explica como aumentar imunidade

Cb image default
Nutricionista falou sobre o tema. (Foto: Lucas Amaral - Noticidade)

Em meio a pandemia do Coronavírus, fortalecer o sistema imunológico é o desejo de todos e isso é possível por meio de uma alimentação saudável, que juntamente com a prática de exercícios físicos, podem proporcionar vários benefícios, um deles é justamente esse fortalecimento do sistema imunológico, das células que estão “na linha de frente” no combate das doenças, que realizam a defesa do organismo.

A reportagem do Noticidade conversou com a Nutricionista Funcional Denise Basso Petró, formada há 20 anos pela Universidade Católica Dom Bosco. De acordo com ela, ingerir frutas, especiarias como açafrão, temperos como alho e cebola, legumes, verduras, e bastante água são formas de garantir o bom funcionamento do organismo. Os resultados são vistos a longo prazo, todavia, é necessário que se tenha uma iniciativa, para que se construa um estilo de vida saudável e venha a ter uma resposta positiva o quanto antes. De acordo com Denise, além de consumir proteínas, vitaminas e minerais, ter um sono de qualidade, praticar exercícios físicos, controlar o estresse, além de diminuir o consumo de carboidratos simples e açúcar, são fundamentais para ter um sistema eficaz.

“Vários fatores influenciam no nosso sistema, incluindo não só a parte alimentar, mas também a parte física, psicológica e até a parte espiritual. É um conjunto de ações que fazem com que nosso organismo tenha uma boa ação”, disse.

A nutricionista instrui suplementações, como, por exemplo, a vitamina D, que é a vitamina do sol, de fácil acesso, as algas como a spirulina, e o própolis, considerado o seu queridinho, segundo ela, presente em quase todas as suas prescrições. “As pessoas que ficam mais de 15 minutos expostas ao sol já possuem essa vitamina, mas quem não fica, é preciso ficar atento a suplementação. A própolis é um ante- inflamatório natural e o mais famoso antiviral da natureza. Então, quando a gente fala em melhorar a defesa, diminuir vírus no corpo, ele entra como um importante aliado, de consumo fácil e acessível, inclusive, crianças também podem utilizar”.

PGlmcmFtZSBpZD0iX2ljMnFvdHlxdyIgc3JjPSJodHRwczovL3d3dy55b3V0dWJlLmNvbS9lbWJlZC9DbkRqbGVGNS1nST9yZWw9MCZhbXA7YW1wO3Nob3dpbmZvPTAiIGZyYW1lYm9yZGVyPSIwIiBhbGxvd2Z1bGxzY3JlZW49IiI+PC9pZnJhbWU+

Minerais também são muito importantes, como o zinco que pode ser encontrado no feijão, e o cobre, presente em carnes vermelhas e até no chocolate. “O zinco e o cobre são minerais importantes, principalmente para quem não tem o consumo legal de carnes, ovos, alimentos de origem animal. Além do selênio, que também tem bastante função no sistema imunológico”. Alguns dos alimentos que possui selênio: ovos, castanha do Pará, arroz e frango.

Conforme a especialista, os chás como, por exemplo, de gengibre, canela, são grandes aliados e podem ser tomados várias vezes ao dia. Ela afirma que o funcionamento do intestino está ligado diretamente com o sistema imune. Para regular, existem os probióticos naturais, como o Kefir, e leveduras boas que possuem essa função. “70% das células imunológicas estão ligadas ao nosso intestino, então, pessoas que tem o intestino desregulado, constipado e ou com diarreia, são as que mais tem o sistema afetado”, explicou.

É necessário ter cuidado com as gorduras saturadas ou trans. Ingerir gorduras boas, como o azeite, óleo de coco, banha de porco, abacate e o coco em si, seria o ideal para o ser humano. A especialista também cita os extratos de cogumelo e leveduras, facilmente encontrados em farmácias ou lojas especializadas.

“Hoje a gente ouve muito falar em óleos essenciais, um produto que entrou no Brasil com muita força, e o óleo essencial de orégano é um potente antiviral. Neste período de pandemia, utilizar esses óleos essenciais a nosso favor é uma grande sacada, mas atento que quando a gente fala em uso, ele é pontual. Não é uma coisa que eu vou usar para o resto da minha vida, deve-se lembrar que ele é bactericida também, imagine eu destruindo as bactérias do meu organismo durante um ano, não posso fazer isso”, alerta. Outra dica dela é o produto prata coloidal, um potente antiviral e bactericida que também pode ser usado.

Ela esclarece que as bebidas alcóolicas, se ingerida com frequência, se torna um grande vilão para o sistema, pois é uma fonte de carboidratos simples, com agravante do álcool em si. Ainda informa que é necessária orientação de um especialista ou, para quem não quer procurar um profissional, estudar sobre o assunto afim de consumir corretamente.

Denise, com o intuito de propagar informações sobre saúde e qualidade de vida, disponibiliza gratuitamente conteúdos em seu canal do telegram. O link de acesso pode ser encontrado em seu instagram @nutricionistadenisepetro.