Buscar

Em meio a lotação do Hospital, Prefeita busca apoio do Estado para enfrentamento à Covid-19

Cb image default
Foto: Assessoria de Comunicação

Sidrolândia vive o pior momento no enfrentamento a Covid-19, o único Hospital da cidade está com mais de 200% de lotação e não há mais vagas, além da necessidade urgente de medicamentos. 

Diante desta situação, a prefeita interina de Sidrolândia, Vanda Camilo, esteve em Campo Grande e se reuniu com o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, e com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Paulo Corrêa.

O objetivo foi solicitar mais apoio do Estado para as medidas de enfrentamento ao Coronavírus no município. Durante o encontro, Geraldo Resende elogiou a campanha de vacinação realizada pela Administração Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e aprovou a estratégia do Drive-thru para a imunização dos grupos prioritários de Sidrolândia além da atenção com as pessoas que não possuem veículos para procurar pela vacina.

Pedido por hospital de campanha

Vanda questionou o secretário, sobre a possibilidade da instalação de um hospital de campanha em Sidrolândia neste período crítico, mas Geraldo se posicionou de forma contrário, apontando como prioridade a continuidade dos investimentos no Hospital Beneficente Dona Elmíria Silvério Barbosa.

- Além de terem alto custo (os hospitais de campanha), são inapropriados para este momento, dada a proximidade de Sidrolândia com a Capital, que tem a referência de atendimento o Hospital Regional, e o mais importante agora é estruturarmos o Hospital Elmíria Silvério Barbosa, como já fizemos com a abertura de 5 leitos de UTI. Me coloquei à disposição e disse claramente que vamos caminhar juntos porque o objetivo dela e do Estado se encontram, objetivo de salvar vidas e de levar o melhor atendimento à população de Sidrolândia – esclareceu Resende.

As autoridades também avaliaram os resultados da parceria entre Estado e Município para a realização dos projetos desenvolvidos pela prefeita. O secretário lembrou dos anos de parceria com Sidrolândia através do hospital, desde os tempos em que Vanda era diretora administrativa da unidade.

Covid-19

A pandemia da Covid-19 está no período mais agudo, causando o aumento em números de óbitos, internações e casos positivos. Lamentavelmente esta realidade é vivida pela população mundial, e no Brasil a situação é crítica.

Em Mato Grosso do Sul é grande a preocupação com a situação dos municípios frente à onda do Coronavírus, e Sidrolândia é uma das localidades impactadas com a agressividade do vírus.

A Prefeitura de Sidrolândia tem trabalhado para assegurar medidas de enfrentamento junto à população para mitigar os impactos à saúde das pessoas e à economia local.

Através da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Estado, foi instalada a tenda onde funciona o Centro de Testagens de Covid-19. A Gestão também leva a equipe itinerante às localidades rurais para realizar testes aos moradores, como já aconteceu com o Distrito de Quebra Coco, Distrito de Capão Seco e Assentamento Jiboia.

O Comitê de Enfrentamento à Covid-19, mantém equipes de fiscalização e orientação no comércio e nas ruas, solicitando o uso de máscaras, álcool 70% gel ou líquido, e em parceria com o Ministério Público, unidades de Segurança Pública, integram a Força Tarefa para o Toque de Recolher.

Mesmo com as medidas, há a superlotação nos leitos Covid-19 do Hospital Beneficente Dona Elmíria Silvério Barbosa. O número de casos positivos e de óbitos também aumentou.

O boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde nesta terça-feira (23), informa 44 novos casos, 56 óbitos e 17 pessoas internadas.  

(Com informações, Mauro Silva - Assessoria de Comunicação)