Buscar

Em meio a chuva e frio, moradores em vulnerabilidade se recusam a ir para casa de acolhimento

Mesmo com a queda brutal da temperatura e as chuvas que estão atingindo Sidrolândia, moradores em estado de rua se recusaram, nesta quinta-feira (20), a ir para a casa de acolhimento do município, que fica no antigo seminário.

O secretário de assistência social, Paulo Atílio, esteve, juntamente com a sua equipe e o Corpo de Bombeiros, realizando abordagens às pessoas que se encontram em vulnerabilidade na entrada da cidade, afim de convence-los a aceitar ir para a casa, para não ficarem expostos ao tempo. Entretanto, preferiram ficar no improviso do “barraco” que fizeram com lona. Diante da situação, a equipe entregou cobertores e alimentos, além de orientá-los sobre os perigos de contágio do vírus covid-19. A cena é triste, mas são escolhas realizadas, pois são vítimas de alcoolismo e outras drogas, e se recusam a mudar de vida.

De acordo com trabalhadores que estão realizando uma obra próximo ao local onde estão, eles também correm perigo de vida ao atravessarem a BR. Sendo que, por várias vezes, observaram carros tendo que frear bruscamente para não acontecer um acidente. “Agorinha um caminhão quase atropelou eles, ficam atravessando sem terem noção do perigo”, disse.

Paulo explicou que o motivo de não aceitarem a ajuda, é porque a casa não permite que utilizem drogas, entretanto, os assistentes convidam para, pelo menos, passarem a noite. “Há muitas vagas, entretanto, uns possuem moradia na cidade e ficam, geralmente, na praça para beber, quando faz frio eles retornam para o lar. Outros não possuem, desses, apenas 2 aceitaram ir para a casa, que está disponível para todos que se encontram em vulnerabilidade”, afirmou. Segundo ele, pessoas que passam pela cidade e não tem onde ficar também podem ir para lá.

O Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar também estiveram realizando abordagem, mas não podem obrigar a aceitarem o acolhimento. Nesta sexta-feira, a equipe novamente levará comida para eles. O secretário ainda informou que todos os moradores, que se encontram em vulnerabilidade, podem entrar em contato com a equipe de assistência social, através do telefone 98402-6550 ou ir até a sede, localizada na Rua Paraná, 1885, Bairro Jandaia.