Buscar

Distribuição de cartas com “fake News” sobre candidatura mobiliza Polícia Militar

Cb image default

A distribuição de cartas como se fossem da 'Justiça Eleitoral' com uma mensagem mentirosa com o nome dos candidatos à prefeitura de Sidrolândia, mobilizou a Polícia Militar na manhã deste sábado (14), véspera da eleição.

Em vários pontos da cidade, moradores foram surpreendidos nesta manhã em suas residências com cartas com o símbolo da Justiça Eleitoral afirmando que a candidatura de Daltro Fiuza do MDB foi negada e que todos os votos dele seriam anulados, a carta recomendava votar em Enelvo Felini ou Moacyr do Vacaria para o voto ter validade.

A Justiça Eleitoral foi informada do crime e a Polícia Militar foi acionada, porém não conseguiu identificar quem estava distribuindo os folhetos que também foi divulgado nas redes sociais, principalmente em grupos de WhatsApp.

Os advogados do candidato Daltro Fiuza, estiveram na Delegacia e destacaram a importância da rápida atuação da justiça e das forças policiais em casos como este, pois a população estava sendo enganada com informações falsas e com o uso da imagem da justiça. “Daltro é candidato, seu nome e número estão nas urnas e seus votos serão computados sim, a questão judicial eleitoral que ele enfrenta não o impede de ser votado, e isso faz parte da democracia”, destacam.

A Polícia Civil investiga o caso para responsabilizar os autores da disseminação do material, tanto impresso como digital, eles devem responder pelo crime, conforme o Artigo 323 da Lei nº 4.737 com pena - detenção de dois meses a um ano, ou pagamento de 120 a 150 dias-multa.