Buscar

Desativação de lombadas eletrônicas no Centro preocupa moradores e comerciantes

PGlmcmFtZSBzcmM9Imh0dHBzOi8vd3d3LmZhY2Vib29rLmNvbS9wbHVnaW5zL3ZpZGVvLnBocD9ocmVmPWh0dHBzJTNBJTJGJTJGd3d3LmZhY2Vib29rLmNvbSUyRm5vdGljaWRhZGVzaWRyb2xhbmRpYSUyRnZpZGVvcyUyRjIzNTk4MjA1NTA5MjI1OTYlMkYmYW1wO3Nob3dfdGV4dD0wJmFtcDt3aWR0aD01NjAiIHdpZHRoPSI1NjAiIGhlaWdodD0iMzE1IiBzdHlsZT0iYm9yZGVyOm5vbmU7b3ZlcmZsb3c6aGlkZGVuIiBzY3JvbGxpbmc9Im5vIiBmcmFtZWJvcmRlcj0iMCIgYWxsb3d0cmFuc3BhcmVuY3k9InRydWUiIGFsbG93ZnVsbHNjcmVlbj0idHJ1ZSI+PC9pZnJhbWU+

A empresa Perkons SA começou nesta segunda-feira (19), a executar o cronograma de desligamento total de seus radares eletrônicos em todo o Estado, devido a descumprimentos contratuais por parte do Detran-MS.

A ação logo chamou atenção de comerciantes e moradores do Centro da cidade, que se mostraram preocupados com a “desordem” que o desligamento pode causar com relação à velocidade dos condutores, que agora passa a não ser controlada por equipamentos eletrônicos.

José Carlos Torres, de 61 anos, é empresário há 18 anos em Sidrolândia e proprietário da loja Talismã Presentes. “A gente fica com medo, os carros começam a andar em velocidade mais alta e isso põe em risco a vida das pessoas que circulam aqui pelo Centro, mesmo com tantos radares já ocorrem acidentes, imagina sem”, relatou José Carlos.

Cb image default
Foto: Noticidade 

Já a dona de casa Lucieni Sampaio Marcondes, de 38 anos, moradora do Bairro São Bento, relatou que frequenta o Centro todas as manhãs e usa uma bicicleta para se locomover. “Tenho medo que a falta de respeito ultrapasse o bom senso, não é porque não está funcionando que os condutores tem que começar a correr, mas a gente já percebe alguns engraçadinhos parecem que fazem só pra pirraçar, mas isso é muito inconsequente”, destacou ela.

Posicionamento da empresa – A empresa Perkons realiza pela segunda vez o desligamento dos radares pelo Estado, da primeira, porém, somente em Campo Grande os aparelhos foram “marcados” com o aviso de que não estavam operando.

Agora, o cronograma avança e deve realizar o desligamento total em Campo Grande, Sidrolândia, Maracaju, Anastácio, Dourados, Três Lagoas, Nova Andradina, Naviraí, Deodópolis, Indápolis, Jateí, Rochedo, Ponta Porã, Batagassu, Ivinhema, Anaurilândia, Glória de Dourados, Amambai e Ponta Porã.

Cb image default
Foto: Noticidade 

Da primeira vez, em julho, a empresa alegou ausência de repasse nas parcelas do contrato. Após receber pagamento de R$ 1,6 milhão pelo Detran-MS, porém, a Perkons também exigiu apresentação de um plano de quitação, no prazo de dez dias, que venceu em 5 de agosto.

Mais uma vez, a empresa destaca que o desligamento ocorre porque o Detran-MS não estaria cumprindo prazo acordado, no caso, de apresentação do plano de quitação à dívida que já ultrapassa R$ 10,4 milhões.

“Tal prazo expirou e a Perkons novamente buscou se reunir e dialogar com o Detran-MS, junto à Secretaria de Estado da Fazenda em 06/08/2019, onde foi solicitada prorrogação de prazo até 09/08/2019 para a apresentação do cronograma de pagamento da dívida (…). Entretanto, mais uma vez não houve qualquer manifestação ou providência de ambos”, traz nota enviada à imprensa na quinta-feira.

Em nota, o Detran-MS havia informado que a “situação está sendo analisada pelo setor financeiro, juntamente com o diretor-presidente” e que haverá uma atualização “tão logo quando houver uma posição”.