Buscar

Como forma de gratidão por tudo que já fez, atletas organizam futebol e almoço em prol do treinador "Bona"

Cb image default
Treinador José Bonadiman, mais conhecido como "Bona". Foto: Douglas Amaral - Noticidade

Sidrolândia é terra de gente solidária, isso ninguém pode negar. Quando alguém precisa, todos se movem e fazem a sua parte, mesmo com “pouco”, porque sabem que o “pouco” mais outro “pouco” se tornam muito e assim fazem a diferença na vida das pessoas que estão passando por uma situação de vida complicada.

No entanto, muitas pessoas são reservadas e preferem guardar para si a situação em que se encontra. É o caso do treinador de futebol José Alberto Bonadiman, 60 anos, mais conhecido como “Bona”, que desde 1998 tem a Associação Escolinha Bonadiman. Em 2019, ele descobriu um câncer na bexiga, mas não falou para ninguém. Ele venceu o câncer, entretanto, ainda continua em tratamento.

“Ano passado, jogando, eu abri o púbis, continuei dando treino e trabalhando, mas não melhorava. Fui em um urologista e ele pediu um ultra som, pelo fato de ter forçado demais formou uma hérnia inguinal e no mesmo ultra-som apareceu o câncer na bexiga”, relembra Bonadiman. De acordo com ele, foram necessárias duas cirurgias, como era dos mais agressivos, o tratamento tem que continuar por três anos. “Já fiz 10 sessões de quimioterapia, em janeiro faço a terceira fase”, afirma.

José passou por todo período, desde que descobriu, cirurgias e sessões, sem tornar o caso público. Os amigos, alunos e ex-alunos, só descobriram a situação após ele publicar, em sua rede social, um post referente a quimioterapia. “Devido a pandemia parou tudo, as aulas ficaram paradas, ele está tratando a doença faz um ano e nunca pediu nada para ninguém, estava fazendo comida nos finais de semana para vender, mas sem mencionar a doença. Foi através de uma publicação que ele fez no Facebook, sem relatar nada, que muita gente descobriu”, disse um ex-aluno do treinador, Felipe Santi Grasel, 28 anos.

Felipe explica que, depois da publicação, entrou em contato com seus amigos, que também foram alunos de "Bona", para fazerem uma espécie de torneiro e um almoço entre eles, mas como Sidrolândia é solidária, a ação teve grande repercussão. “Nós esperávamos 50 pessoas, só os grupos de futebol, como a cidade é pequena, cada um tem a sua turma. Quando fomos em busca do arroz e da carne, muita gente quis ajudar e ficaram nos cobrando uma conta para depositar, nós não fizemos muito esforço, as pessoas foram compartilhando e assim tomou uma grande proporção”, revela.

De acordo com Grasel, "Bona" é uma pessoa histórica no município, ajudou e ainda ajuda a formar caráter dos seus alunos. “Uma pessoa que nunca se limitou em ajudar o próximo, dedicou a sua vida ao esporte, criando pessoas melhores, tirando elas das ruas e transformando vidas. Em uma hora dessas, em meio a um tratamento de um câncer, uma pandemia que suspendeu suas aulas, nada mais do que justo nós, ex-alunos, pai de alunos, amigos, nos unirmos para fazer o bem a um ser humano de caráter igual o Bona. Isso é uma pequena retribuição por tudo que ele fez por nós”, concluiu.

Com a união de todos, neste domingo (18), haverá um almoço solidário, será servido arroz carreteiro e vinagrete, e acontecerá várias partidas de futebol, que iniciarão às 7h30min, no campo da turma do “bixiga”, já o almoço será servido após as 11 horas. 

A inscrição, para os atletas que desejarem participar dos jogos, é R$ 50,00 reais, incluso o almoço. Para as pessoas que quiserem almoçar no local ou retirar marmitex será cobrado o valor de R$ 25,00 reais, sendo que os ingressos devem ser adquiridos até sábado (17), podendo entrar em contato com o Felipe, através do número (67) 99968-2334. Não será realizado a entrega de marmitex. Os interessados em contribuir, com qualquer valor, podem estar depositando na Conta Poupança 63663726-3 do banco Sicoob 756, agência 0001 – José Alberto Bonadiman.