Buscar

Comerciantes investem na internet e nos atendimentos delivery para driblar crise na pandemia

Cb image default
Restaurante do Ganso teve que adaptar a nova realidade em meio a pandemia. (Foto: Lucas Amaral)

O impacto da pandemia do vírus covid-19 pode ser visto em vários aspectos da sociedade. Para driblar o novo cenário e se adequar, é necessário que se faça mudanças, seguir as recomendações de medidas de segurança e utilizar a criatividade para conseguir se reinventar.

No cenário dos empreendedores que possuem comércio presencial, principalmente os noturnos, a pandemia foi algo que os atingiu em cheio, pois foram obrigados a tomar várias atitudes para continuar com os atendimentos ao público e ter renda financeira.

A equipe de reportagem do Noticidade entrou em contato com alguns empresários que possuem comércio local, o maior impacto sentido por eles é a diminuição do movimento das pessoas, por conta do isolamento social que deve ser feito, de acordo com os empresários diante dessa nova realidade, a maior ferramenta para driblar a atual situação são as ações de marketing com as promoções e, principalmente, a utilização das redes sociais com o atendimento delivery.

Conforme o empresário Valdecir José Carnevalli, proprietário do restaurante Casa Nova Churrascaria e Pizzaria (Restaurante do Ganso), o estabelecimento sofreu uma perca de 60% do público. “O povo ficou assustado e realmente tem que ficar, eu que costumava servir cerca de 300 refeições por dia, passei a servir 30 refeições diárias”, revelou. De acordo com ele, no início da pandemia, foi necessário apenas afastar os colaboradores diaristas, mas disse que já estão novamente trabalhando. Ele afirma que apenas 1 funcionário foi vítima do vírus e este seria o guarda do restaurante, que não possui contato com mais nenhum outro, visto que chega para trabalhar quando o local fecha e vai embora pela manhã.

Cb image default

A mudança no cardápio foi extremamente necessária para condizer com a nova realidade. Evitar os gastos foi fundamental.

O empresário Luis Ruiz, proprietário da Choperia Rústico, se viu obrigado a retirar alguns itens do cardápio, mas ele acrescentou outros com receitas de baixo custo e optou por atender delivery 24 horas.

O Restaurante Brasetto, que tem como proprietária Fátima Leão, é um exemplo de como as ações de marketing estão auxiliando para ela superar esta fase. O empreendimento já estava previsto para ser inaugurado este ano, mas a empresária foi pega de surpresa, assim como muitos, e para concluir o projeto teve que fazer várias alterações, além de conseguir uma liminar na justiça para o estabelecimento funcionar.

“Estávamos com previsão de inaugurar em maio, mas por conta da pandemia não foi possível. Nós fizemos um projeto de viabilidade para poder abrir e conseguimos uma liminar na justiça. Nós estamos atendendo com delivery para complementar o fluxo de caixa do restaurante, também estamos com vários eventos durante a semana, eventos promocionais, fazendo várias ações de marketing para poder captar mais clientes”, declarou.

Cb image default