Buscar

Com urgência, Santa Casa de Campo Grande pede doações de leite materno

Cb image default

Com o estoque no limite, o Banco de Leite Humano da Santa Casa (BLH) Irmã Maria José Machado precisa com urgência de doações de leite materno, alimento destinado aos bebês prematuros internados na UTI Neonatal, e também para os recém-nascidos da Maternidade, que encontram dificuldades iniciais.

Por ser uma instituição referência em gestação de alto risco, há muitos prematuros com baixo peso e o leite materno é fundamental para garantir a nutrição adequada destes bebês. Somente no mês de junho, foram atendidos 80 recém-nascidos que necessitaram do leite humano, e em julho o BLH está atendendo 25 bebês até o momento.

Atualmente, o estoque conta com 3,5 litros por dia, o que conforme a nutricionista responsável técnica do BLH, Gislene Nantes, deve durar por poucos dias, já que o ideal para atender a demanda seria 7 litros por dia. No momento a UTI Neonatal encontra-se, com 100% da sua capacidade de leitos ocupados.

Equipe Externa

Para aquelas mulheres que querem doar, mas não consegue vim até a instituição, o BLH disponibiliza uma equipe com profissionais qualificados para orientar em todas as etapas, que realizam rota de segunda a sexta-feira, em horário comercial.

“A equipe ensina como extrair e como armazenar. E depois leva o vidro e todo o material esterilizado, passamos uma vez por semana para buscar esse leite. Temos rota todos os dias, que contempla todos os bairros da capital”, afirma a responsável técnica.

Após esse primeiro contato basta a lactante coletar o leite em um recipiente de vidro esterilizado e com tampa de plástico, armazenar no congelador – por até 15 dias – e entrar em contato o hospital que a equipe vai até a casa da doadora buscar o alimento dos bebês.

Como doar

Os interessados em ajudar devem entrar em contato com o Banco de Leite Humano da Santa Casa pelo número 3322-4174. A unidade fica no terceiro andar do hospital, na rua Eduardo Santos Pereira, número 88, no centro da Capital. O horário de funcionamento é das 6h às 18h, todos os dias da semana.