Buscar

Com surto de dengue no país, agentes intensificam visitas domiciliares em Sidrolândia

O ano começou com a preocupação das autoridades em saúde em todo o país por causa da infestação do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika. Em alguns estados brasileiros, os números ligam o sinal de alerta.

No município de Sidrolândia, após o ano de 2023 encerrar com 756 casos confirmados, durante todo o período, a Prefeitura através da Secretaria Municipal de Saúde Pública (SEMSP) e o Controle de Vetores, mobilizam os 34 Agentes de Combate às Endemias (ACE), que intensificam as visitas domiciliares.

O objetivo é sensibilizar a população para a colaboração com o Poder Público na adoção das medidas já conhecidas por todos, com vistas a conter a proliferação do vetor das doenças que todos os anos acometem parte da população.

A prefeita Vanda Camilo informou que a SEMSP recebeu do Governo do Estado 34 aparelhos celulares que já foram entregues aos ACEs, para utilizarem nas atividades de rotina de combate às endemias.

Conforme a secretária, Elaine Brito e a coordenadora do Controle de Vetores, Gilse Diniz, os celulares são instrumentos que auxiliam no trabalho de campo, como na facilidade da comunicação, no registro do trabalho feito na plataforma da coordenação estadual de Vetores, e até no esclarecimento de dúvidas.

A superintendente de Vigilância em Saúde da SES (Secretaria de Estado de Saúde), Larissa Castilho, destacou à assessoria de Comunicação da Pasta, que com o aumento de casos de dengue acima do esperado para o período e clima favorável à proliferação do Aedes aegypti, a SES tem realizado ações para o enfrentamento e redução da mortalidade por Arboviroses (Dengue, Chikungunya e Zika).

“Com o período de chuva e calor é esperado o aumento da circulação do vírus e a ocorrência da doença com sintomas em indivíduos suscetíveis. Vamos reforçar as medidas de manejo clínico que já temos publicado para dar suporte aos médicos dos serviços de saúde – Atenção Primária e Hospitalar – sobre as condutas diante um caso suspeito de dengue. Assim, otimizamos os atendimentos das equipes de saúde”.