Buscar

Casa dos artesãos, antiga casa do papai noel, é retirada da praça central

A casa dos artesãos, que inicialmente era a casa do papai noel, localizada na praça central de Sidrolândia, foi retirada na tarde de hoje (8).

"A retirada deve-se ao fato de que a atual gestão vai organizar melhor a estrutura para os artesãos", informou o assessor da Prefeitura, Mauro Silva. O local estava inativo e sua varanda estava servindo como refúgios para os moradores em situação de rua.

“A prefeita quer que a população tenha uma praça em melhores condições, porém, estará recomendando, aos setores Social e de Governo, ações que atendam às necessidades da população de rua e aos artesãos”, completou Mauro Silva.

No final da tarde de hoje, logo após a chuva, a psicóloga e secretária da assistência social, Aletânia Gomes, e a sua equipe estiveram na praça para conversar com os moradores em situação de rua, afim de convence-los a irem para a casa de passagem, que fica no antigo seminário. Parte do trabalho foi transmitido Ao Vivo pelo Facebook da Prefeitura.

"Não podemos chegar, colocar eles dentro do carro e levar, eles tem que ir de livre espontânea vontade, então, nós viemos aqui fazer o trabalho de abordagem. Esse trabalho é realizado pela equipe do CREAS, dentro do CREAS tem um grupo de psicólogos que faz esse trabalho de abordagem", afirmou.

Na transmissão é possível ver a secretária abordando alguns homens. Ela explicou que está previsto chuva e os convidou para irem para a casa de passagem, também explicou o motivo da retirada da casa dos artesãos. Dez moradores em situação de rua aceitaram ir para a casa de passagem, lá tomarão banho, se alimentarão e poderão descansar.

Em abril de 2020, na madrugada do dia 3, os artesãos tiveram seus produtos furtados. Na manhã do dia 3, os artesãos foram ao local e viram que a janela havia sido arrombada, tudo estava revirado. Então, retiraram todos os produtos que sobraram e fecharam as portas.

Casa de passagem - A Casa acolhe todas as pessoas que necessitam de seu apoio, podem entrar em contato com a equipe através do telefone 98402-4939 ou ir até a sede da assistência social, localizada na Rua Paraná, 1885, Bairro Jandaia.

Fotos: Lucas Nogueira e Rafael Brites.