Buscar

Câmara aprova projeto de Sandro Luiz que incentiva jogo de Xadrez nas escolas municipais

Cb image default

A Câmara Municipal de Sidrolândia aprovou e a prefeita deve sancionar o projeto de Lei de Incentivo à Aprendizagem do Jogo de Xadrez na Rede Municipal de Ensino. A proposta foi apresentada pelo vereador Sandro Luiz (PSD).

O Incentivo à Aprendizagem do Jogo de Xadrez será efetuado através de um conjunto de ações do Poder Executivo Municipal junto às instituições Municipais de Ensino, com os seguintes objetivos: promover o ensino e estimular a prática do jogo de xadrez nas escolas Municipais de Sidrolândia; promover a divulgação junto as escolas da rede Municipal de Ensino, dos benefícios e vantagens da prática do xadrez no desenvolvimento cognitivo, imaginação e raciocínio lógico dos enxadristas. O Poder Executivo Municipal poderá: firmar convênios com clubes, associações e federações enxadrísticas, para a promoção do ensino e difusão do Xadrez nas Instituições de Ensino do Município; buscar apoio junto a iniciativa privada para o patrocínio de Campeonatos Municipais; firmar convênios com organizações não governamentais legalmente instituídas, visando à implementação de projetos para a promoção, ensino e difusão do jogo de Xadrez; realizar campanha de divulgação dos benefícios do Xadrez como ferramenta de ensino.

“O xadrez é um esporte que auxilia o cidadão a desenvolver autoconfiança, concentração, criatividade e raciocínio lógico. Esta modalidade esportiva funciona como um suporte pedagógico para que os estudantes alcancem a autoestima essencial para qualquer processo educativo. É muito importante desenvolver atividades como essa para nossos alunos”, destacou o vereador.

A consolidação da aprendizagem entre os adeptos do xadrez vem sendo comprovada por inúmeras pesquisas realizadas tanto em países desenvolvidos como em países de terceiro mundo. Dentre os méritos do Xadrez, destaca-se o fato de que ele responde a uma das preocupações fundamentais do ensino moderno, pois possibilita, a cada aluno, progredir segundo seu próprio ritmo, valorizando assim a motivação pessoal escolar.

Do ponto de vista pedagógico, é inegável que este esporte estimula várias capacidades do desenvolvimento cognitivo. Países como França, Canadá, Espanha, Cuba, Hungria, Israel, Alemanha, Suíça e Tunísia avaliam o singular valor dessa prática desportivo-recreativa e adotaram nos currículos escolares o ensino do xadrez, sendo que a ex-União Soviética e outros países do bloco socialista, desde os tempos da revolução bolchevique, o xadrez é jogado nas praças, ruas, jardins e principalmente nas escolas. 

Cb image default