Publicado em 08/09/2020 às 10:56,

Cachoeira “escondida” a 12 km é prova que Sidrolândia tem muito potencial para o Ecoturismo

Douglas Amaral - Noticidade ,
Cb image default
Registros durante a visita da empresária encaminhados a reportagem. (Foto: WhatsApp - Noticidade)

Quem reside em Sidrolândia sabe que as opções de lazer na cidade atualmente são escassas, para ser mais específico, só a Fazenda Piana a cerca de 40 quilômetros do perímetro urbano, oferece estrutura para o turismo.

O que muita gente ainda não sabe é que Sidrolândia tem inúmeras cachoeiras em propriedades privadas pertinho da área urbana. Um exemplo disso, fica na Chácara Cabeceira da Onça a 12 quilômetros da cidade, na BR-060, por uma estrada vicinal nas proximidades do posto da PRF (Polícia Rodoviária Federal).

A empresária Rita de Cássia e um grupo de amigos visitou a cachoeira no último fim de semana, eles foram guiados pelo Edgar Gonçalves, um verdadeiro amante do ecoturismo que se tornou especialista em trilhas (conhece quase todas), contudo não faz isso comercialmente, apenas com amigos, de maneira informal. 

Ele conversou com a reportagem do Noticidade e destacou que Sidrolândia tem muito potencial para o ecoturismo, mas isso depende de boa vontade política por causa da legislação e das licenças ambientais exigidas para a prática comercial dessas atividades. Além disso, tem a principal questão que é a permissão dos fazendeiros em abrir as portas de suas propriedades para receber turistas, seria também uma nova fonte de renda para eles. Edgar disse que por meio de um projeto de Ecoturismo do Sebrae já está amadurecendo a ideia com produtores rurais e empresários para explorarem o setor e potencializar o município para receber turistas futuramente.

Em Sidrolândia, além da chácara Cabeceira da Onça, na região das fazendas Rincão, Vale do Sol, Cascata, Felini e Ponto Alto estão as principais cachoeiras e pontos com possibilidade de abertura para visitação de ecoturismo.  

Cb image default
Trilha Furna da Conquista em Sidrolândia. (Foto: Trilha Extrema/Reprodução)

A Trilha Furna da Conquista, a 20 km de Sidrolândia, já é explorada comercialmente e tem o trajeto de 4,5 km em meio de mata nativa. O passeio passa por uma cachoeira de dois metros e duas corredeiras. Fica localizada na fazenda Conquista e tem grau de dificuldade considerado fácil. No trajeto três cachoeiras, uma nascente e um mirante onde é possível ter uma vista privilegiada do lugar.

Cb image default
Cachoeira na Fazenda Cascata. (Fotos: Rafael Brites e Reginaldo Mello) 

É o turismo de natureza com sua diversidade de opções, como rapel, rafting, escalada, cavalgadas e trilhas, uma tendência do setor que ganhou força e segue cada vez mais em alta em Mato Grosso do Sul. Contato direto com o meio ambiente, observar e fotografar diferentes tipos de paisagens, incluindo rios, cachoeiras, cavernas, piscinas naturais, aves e mamíferos, enquanto pratica exercício físico ao ar livre. Isso se tornou tendência e cidades que investem no setor colhem bons frutos de avanço comercial e principalmente na qualidade de vida das pessoas.

Na região do antigo “areieiro” na MS-162 (entre Sidrolândia e Maracaju) já foi deliberada a possibilidade de um balneário municipal, porém o projeto não saiu do papel, assim como na extensão do Vacaria aos fundos da Sanesul na entrada da cidade.

O investimento no setor do Ecoturismo seria essencial para o Desenvolvimento e geração de renda em Sidrolândia, pois o município já é rota para a cidade de Bonito, conhecida mundialmente pela atividade.