Buscar

Atleta de Sidrolândia foi destaque em mais um evento estadual

Cb image default
Foto: Arquivo Pessoal

O atleta profissional de elite de alto rendimento Philipe Samuel Ferreira, 24 anos, mais uma vez representou o município de Sidrolândia em uma competição de atletismo no estado, ele participou da prova “Bonito 21K” que aconteceu neste final de semana e conseguiu chegar entre os dez primeiros de sua categoria. 

Foi a primeira vez que o atleta competiu a prova, na qual há três modalidades que os atletas podiam escolher correr: 5 km, 10 km ou 21 km. Ele escolheu o percurso de 21 quilômetros e conquistou o 8º lugar da categoria elite.

“Preferi porque já era um preparo para a meia maratona da Cassems que vai ser em março do ano que vem na Capital”, disse.

A modalidade que ele escolheu foi a mais disputada, pois atletas de outros estados também participaram. Esta foi a sexta edição da prova que, este ano, precisou ser realizada seguindo protocolo de biossegurança devido a covid-19.

“Eu estava super bem, mas no quilômetro seis eu senti falta de ar, diminui o ritmo e corri mais conservado por dois quilômetros, depois eu corri forte de novo para alcançar o pelotão e novamente senti falta de ar, terminei a prova correndo mais conservado, mas ainda assim cheguei entre os dez primeiros”, explicou. Na categoria elite havia 15 atletas, segundo ele, a falta de ar foi comum entre os participantes.

Cb image default
Atletas de elite esperando a largada da prova 'Bonito 21K'. (Foto: Arquivo Pessoal)

Philipe é natural de Maracaju, mas desde os 11 anos de idade mora em Sidrolândia. Segundo ele, o futebol foi o seu primeiro contato com o esporte, era lateral direita, em entrevista para o Noticidade, relembrou de quando tinha que correr em volta do estádio para treinar. “Eu não tinha tênis, corria descalço, meu pé enchia de bolha, mas como a minha posição exigia muito preparo físico eu treinava bastante”.

Somente em 2015, quando entrou no quartel que, de fato, iniciou no atletismo. Treinou até 2018, quando começou a disputar representando Sidrolândia. No mesmo ano, conquistou o primeiro lugar no campeonato estadual da corrida de rua “Rota das Estações”, o maior circuito de corridas do estado.

“A prova é dividida em quatro etapas, a primeira na Capital, a segunda em Dourados, a terceira em Corumbá e por último em Três Lagoas, foi a prova que marcou a minha carreira. No mesmo ano fui vice-campeão da prova Duque de Caxias que ocorreu em Campo Grande”. O ano passado, 2019, Ferreira deixou o segundo lugar e sagrou-se campeão da prova.

Atualmente, já são mais de 32 vitórias de prova de rua, conquistado com muita disciplina, dedicação e trabalho em equipe. De acordo com ele, assim como vários atletas, não teve apoio e patrocínio quando começou no atletismo, mas hoje possui e afirma que todos os seus objetivos e sonhos foram realizados.

“Eu amo esporte, queria ser um atleta de elite profissional e trazer muitas vitórias para a cidade e eu consegui. Sou muito grato ao prefeito Marcelo Ascoli, ao secretário de finanças Renato Silva, ao Ortega, ao Luis Mamedes, a Edna Oziro da Corpore academia e outras pessoas dos comércios que me ajudaram no começo. Hoje, dentro do esporte, tanto no estado, quanto fora, Sidrolândia e eu somos reconhecidos e muito bem falados”, finalizou.