Buscar

Assistência social reforça acolhimento de pessoas vulneráveis e em situação de rua

Na manhã desta quinta-feira (21) a coordenadora de passagem da Casa de Apoio da Assistência Social, Leonice Salles Sanches, reforçou que a casa de acolhimento, que fica no antigo seminário do padres, localizada na continuação da Rua Mato Grosso, sentido ao CTG, está com as portas abertas para todos que necessitam de ajuda em Sidrolândia.

O acolhimento é gratuito e possui tudo que precisa para atender quem chega, com roupas, camas, alimentos, o único problema está sendo convencer a ficarem no local, pois lá existem regras que devem ser cumpridas para o bom funcionamento. “Nós temos tudo esterilizado, cada roupa é lavada com produto, temos tudo em ordem. O nosso cardápio é muito especial, eu mostro para quem vier, ele é tão saboroso que as vezes eu tenho vontade de almoçar aqui, mas tenho que ir embora almoçar na minha casa”, admite.

Muitos que estão na rua, em um primeiro momento, até aceitam ir para o local, mas acabam fugindo e voltando para o espaço onde possuem um vínculo que, segundo Leonice, foi perdido nessa sociedade organizada burocraticamente. “São pessoas que, com o tempo, perderam o vínculo com essa sociedade organizada aqui de outra maneira, essa nossa sociedade toda burocrática. Então, por ela ter perdido esse vínculo, fica lá naquele grupo onde tem, o interessante é a gente tentar recuperar esse vínculo dela, e tem que recuperar trazendo para cá, ela vai ser muito bem aceita”, afirmou.

A preocupação é resgatar o vínculo dessas pessoas em situação de rua, ajudar quem precisa com alimentação ou abrigo. No entanto, a aflição vai além nos períodos que chove e faz muito frio, pois quem não se protege dele, pode até a morrer de hipotermia.

“Qualquer morador, criança, jovem, professores e líderes da comunidade, pode trazer aqui ou encaminhar de alguma forma para cá. Tem muita gente que traz, hoje mesmo chegou um senhor que um vicentino trouxe, a assistência social está fazendo o papel dela e gostaria que vocês nos ajudassem”, finalizou.

As pessoas podem entrar em contato com a equipe através do telefone 98402-6550 ou ir até a sede da assistência social, localizada na Rua Paraná, 1885, Bairro Jandaia.