Publicado em 04/09/2020 às 08:49,

Após 6 anos, processo de adicional de insalubridade contra JBS avança na Justiça

Suélen Duarte - Noticidade ,
Cb image default
Vice-presidente do Sindaves durante manifestação na JBS. Foto: Priscila Amaral - Noticidade 

Ao que tudo indica, a JBS terá que efetuar o pagamento do adicional de insalubridade e horas extras pelo descumprimento das pausas de recuperação térmica. Essa é uma solicitação antiga dos trabalhadores da empresa em Sidrolândia.

Em 2014, o SINDAVES (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Carnes e Alimentação, Similares e Derivados de Sidrolândia) entrou com uma ação contra a JBS S/A, unidade do município, para que os colaboradores pudessem receber devidamente o adicional de insalubridade, bem como as extras por não conceder as pausas do art. 253 da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).

De acordo com a legislação trabalhista, as pessoas que trabalham no interior de câmaras frigoríficas e para os que movimentam mercadorias do ambiente quente ou normal para o frio e vice-versa, depois de 1 hora e 40 minutos de trabalho contínuo, é assegurado um período de 20 minutos de repouso.

“Já pela 2ª vez a empresa foi intimada para juntar aos autos do processo os documentos (TRCT, recibos de salário, cartões de ponto) para que o perito contábil possa fazer os cálculos de liquidação de Sentença, contudo, a empresa não juntou ao processo. Deste modo, a pedido do Sindaves, o Juiz determinou a busca e apreensão dos referidos documentos, no prazo de 15 dias”, afirmou o vice-presidente, Sérgio Bolzan, em entrevista para o Noticidade em frente a empresa.

PGlmcmFtZSBpZD0iX3g0aWF0NXhwNCIgc3JjPSJodHRwczovL3d3dy55b3V0dWJlLmNvbS9lbWJlZC9oakM0OFA2ckNNMD9yZWw9MCZhbXA7YW1wO3Nob3dpbmZvPTAiIGZyYW1lYm9yZGVyPSIwIiBhbGxvd2Z1bGxzY3JlZW49IiI+PC9pZnJhbWU+

O Juiz Federal do Trabalho da 7ª vara de Campo Grande, Renato Luiz Miyasato de Faria, emitiu uma intimação no dia 3 de agosto, que foi entregue apenas no dia 5 de Agosto pelo oficial de justiça.

“A empresa reclamada se recusa, sem justificativa aceitável, a fornecer a documentação, e vem atrasando o andamento do processo há muito tempo”, afirmou o advogado do SINDAVES neste processo, Jean Rodrigo Lisbinski. Ontem (03), ele protocolou o pedido de busca e apreensão, sob multa diária até o cumprimento da ordem emanada por autoridade judicial.

Um ex-funcionário da JBS, que não terá seu nome revelado, disse que eles determinam para retornarem aos seus setores antes dos 20 minutos. “Eles apitam antes de dar o tempo correto, questionei o porquê ao meu supervisor e ele disse que é para dar tempo de chegar até o setor”. A JBS ainda não se pronunciou oficialmente sobre o caso.