Buscar

Apesar de decreto, Igreja IES retorna cultos com distanciamento e número limitado de fiéis

Cb image default
Divulgação

Sem obter uma resposta para revisão do decreto municipal que ainda proíbe cultos, missas e reuniões religiosas em Sidrolândia, o Pastor Adilson Machado, líder da IES (Igreja Evangélica de Sidrolândia) fez o que havia anunciado e retomou a realização dos cultos neste domingo (19).

O Pastor Adilson conversou com a reportagem do Noticidade no final da tarde e destacou que tomou essa decisão em conjunto com os demais pastores e com o corpo da Igreja e obedeceu todas as recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde), com disponibilização do álcool em gel e distanciamento entre as pessoas, além de promover reuniões com apenas 15% da capacidade total da Igreja. Crianças e idosos do grupo de risco foram orientados a não comparecerem nos cultos, por enquanto. 

“Fizemos hoje três cultos com número limitado de até 50 pessoas cada, para justamente respeitar o distanciamento entre todos e desta forma obedecer às recomendações das autoridades de saúde, por isso vamos continuar promovendo os cultos, tendo em vista que existe jurisprudência para isso com exemplo de Campo Grande onde o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJ-MS), derrubou liminar que proibia o funcionamento das igrejas”. Destacou o Pastor Adilson Machado.

O decreto – A medida que flexibilizou a quarentena ao comércio e manteve a restrição das igrejas proibindo cultos, missas, reuniões e qualquer tipo de aglomeração gerou reclamações de líderes religiosos, principalmente evangélicos. De acordo com o decreto N° 097/2020 publicado na quarta-feira (15), “as Igrejas de qualquer religião, bares e casas de evento, estabelecimentos privados, comerciais já licenciados, bibliotecas, centros culturais devem ficar fechadas. Qualquer ato que houver aglomeração permanecem proibidos sob pena de cassação do alvará de licença e funcionamento. Ainda conforme o decreto, continua expressamente vedada à aglomeração de pessoas no Município de Sidrolândia, de modo que o descumprimento da presente medida ocasionará a imputação dos crimes dispostos no art. 267 e 268 do Código Penal”.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, novas medidas estão sendo avaliadas pelo comitê municipal de enfrentamento ao Covid-19 analisando os planos de contingenciamento das Igrejas, porém, por enquanto o decreto provavelmente será mantido da mesma forma até o dia 30 de Abril. 

A exemplo da IES, outras igrejas de Sidrolândia também já avaliam o retorno de cultos e reuniões respeitando as medidas de biossegurança de prevenção ao coronavírus.

Por outro lado, muitas outras igrejas já anunciaram que preferem seguir em totalidade o decreto e aguardar liberação oficial.