Publicado em 23/11/2019 às 11:00,

Alfa e Prefeitura definem detalhes para a implantação de UPL em Sidrolândia

Assessoria de Comunicação ,
Cb image default
Foto: Rafael Brites 

Prefeitura de Sidrolândia e Cooperalfa deram continuidade durante reunião na nesta sexta-feira (22), às tratativas para a execução da carta de intenções apresentada pela Administração Municipal, em apoio à Cooperativa, que implantará uma Unidade de Produção de Leitões (UPL), abrindo a atividade da suinocultura no município.

Participaram do encontro, pela prefeitura, o Dr. Marcelo Ascoli (prefeito), a primeira-dama Ana Lídia, secretários municipais e diretores de setores estratégicos, enquanto que a Cooperalfa enviou o 1º vice-presidente Cladis Furlanetto, o 2º vice-presidente Edilamar Wons, o gerente da unidade em Sidrolândia Altair Vieira de Almeida. O corretor de imóveis Clédio Santiani, que auxilia a Cooperativa no processo de instalação da UPL também participou.

Os compromissos assumidos pela Prefeitura, que estão listados na carta de intenções, foram detalhados. O Dr. Marcelo Ascoli solicitou empenho de seus secretários para que o Poder Público entregue à Cooperativa, finalizados, os itens que lhe cabem no acordo.

A atuação política da Gestão Municipal junto ao Governo do Estado será importante para o atendimento de algumas demandas, entre as quais, a necessidade de uma intercessão na Rodovia MS-162, na altura do quilômetro 21 entre Sidrolândia e Maracaju – que receberá obras de recapeamento e outras benfeitorias já anunciadas pelo governador Reinaldo Azambuja – já que neste ponto será a entrada da estrada de acesso à área onde será instalada a UPL.

 A UPL em Sidrolândia

O município de Sidrolândia passará a contar com mais uma fonte importante para o fomento da economia local: A suinocultura.

A Unidade de Processamento de Leitões (UPL) em Sidrolândia, a curto prazo, terá investimentos de R$ 75 milhões com a construção de 70 mil metros quadrados de estrutura, composta por uma granja com capacidade para 10 mil matrizes a longo prazo (2.500 na primeira etapa), 7 creches com capacidade para 40 mil cabeças e aquisição dos animais.

A base de Sidrolândia, conforme a apresentação do projeto terá instalações modernas e duráveis, otimização de energia elétrica, sustentabilidade, mão de obra, com automação, elevado status sanitário (livre de algumas doenças), ambiência adequada e segurança no trabalho.

Meio Ambiente

Ficam assegurados o desenvolvimento econômico com observância à legislação ambiental, preservação dos recursos hídricos, geração de dejetos orgânicos para adubação, preservação na área em todo o projeto, gestão de resíduos sólidos, possibilidades de geração de energia e atendimento aos critérios de bem-estar do animal.

Geração de empregos

Mais do que empregos diretos, a chegada da suinocultura abrirá para Sidrolândia novos investimentos e outros empreendimentos, que propiciarão o crescimento considerável da economia local ao agregar valores com esta nova atividade produtiva no município.

Com a UPL em pleno funcionamento, estima-se a instalação de empresas terceirizadas para o fornecimento de outros serviços à Cooperalfa, bem como a geração de empregos indiretos e a maior movimentação no comércio local.

A curto prazo, a UPL gerará 30 empregos diretos, e outros 120 após a capacidade plena ativada. Para cada emprego direto, de 3 a 4 indiretos devem ser abertos, além do maior fluxo em diversos segmentos do comércio, inclusive na rede hoteleira, de gastronomia, de peças e serviços. Assim, surgirá a necessidade de contratações em outros ramos que serão diretamente beneficiados com o maior volume de vendas proporcionado pelo funcionamento da unidade de leitões no município.

Previsão de início das atividades

Em 2020 a cooperativa trabalhará na estruturação e construção da estrutura da unidade de leitões.

A previsão do término das obras e início das atividades com as matrizes é 2022.

A Cooperalfa também esclareceu que as tratativas para a possível ampliação da unidade se dará somente a partir de 2024, dependendo do movimento do mercado e do planejamento pelo Frigorífico Aurora.