Buscar

Agricultores familiares agradecem Prefeitura por plantadeira de ramas de mandioca

Cb image default
Divulgação

A Prefeitura de Sidrolândia, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (SEDERMA) está contribuindo com a praticidade e agilidade no plantio em lotes da agricultura familiar.

A pedido do prefeito Dr. Marcelo Ascoli, o secretário Ivan de Oliveira e equipe da SEDERMA organizam o cronograma de atendimento aos pequenos produtores, e o resultado já é satisfatório.

Após anos trabalhando no solo manualmente, utilizando enxadas para o preparo do solo e plantio das ramas, os pequenos produtores agora são atendidos pela Prefeitura, com a plantadeira de ramas que é administrada pela SEDERMA.

Cb image default
Divulgação

E a primeira contemplada por esse benefício foi a dona Maria Helena Echeverria Gonçalves, de 58 anos, que mora no Assentamento Eldorado II, lote 522, com o seu marido Ramão Lopes Gonçalves (61), e o filho Rogério (24).

De acordo com a pequena produtora, há 15 anos ela mora no assentamento e é a primeira vez que recebeu ajuda do Poder Público com as máquinas.

“É a primeira vez, tem o trator, a máquina plantadeira, porque os outros tem por aÍ, mas nós não utilizava dela né, era tudo particular, agora não, a Prefeitura que ajuda a turma do assentamento, e nós agradecemos por isso, prefeitura está de parabéns, nota 10” declarou Maria.

Ela conseguiu ser umas das beneficiadas com a nova máquina através da cooperativa. Foi indicada, buscou orientação, e por fim conseguiu ser contemplada.

O sustento da família da Maria é a mandioca, eles entregam nos mercados, para a merenda escolar, na Conab. De acordo com ela antes era mais difícil, porque era tudo na enxada, junto com o marido trabalhavam 5 dias para fazer plantar em um hectare de terra. Mas com a plantadeira, em apenas 1 dia foram cultivados 2,5 hectares.

Com sorriso no rosto, Maria agradece pela ajuda, que para muitos parece pouca. “Está aprovada a ajuda da Prefeitura, agora não precisa trabalhar do jeito que nós trabalhávamos, nós agradecemos de coração, a Prefeitura, que Deus abençoe”.

Depois de terminado o serviço no lote da dona Maria, a plantadeira de ramas seguiu para a propriedade de Cláudio Roberto de Souza, 49 anos, no Assentamento Alambari Cut, lote 33, onde mora com a esposa Claudete Luiz, e os filhos Regiane (17) e Rodrigo (14).

Cláudio Roberto mora há 14 anos no local, e a fonte de renda da família vem da produção de hortifrútis. Ele contou que antes era enorme a dificuldade, a plantação se fazia com o trabalho animal, riscava, depois fazia o plantio manual, que em geral demorava muito. “A gente plantava bem pouco, era média de meio hectare, porque era muito difícil a mão de obra” explica Cláudio.

O assentado está em contato permanente com a sede da SEDERMA e foi informado pelos técnicos da repartição pública da novidade estabelecida pela Administração Municipal, e que já havia o contato com a Agrilan, associação da qual Cláudio é membro, para que seus associados também recebam o trator com o implemento. “Hoje a gente está plantando no Alambari mas tem pessoal do Assentamento MST, tem lá da Eldorado, que também está procurando a gente pra estar plantando, ali da FAF, a gente presta muito serviço ali de plantio de rama”.

Cláudio também observou a economia de tempo e menor desgaste físico para os produtores. Ele diz que a extensão de terra utilizada para o plantio, com a prática manual, demorava uma semana, mas com a plantadeira em aproximadamente dois dias já é concluído o trabalho. “Muito bom, vai ajudar bastante os pequenos agricultores, até para aumentar agora o plantio e a produção. A Prefeitura está de parabéns através da Secretaria, o pessoal está nos ajudando, auxiliando nesse trabalho, e a Associação aqui antes era bem difícil as coisas hoje já está bem evoluído na tecnologia através da ajuda da Prefeitura”, encerrou Cláudio.

O vice-presidente da Agrilan, Luiz Messias de Andrade (50 anos), morador no assentamento Alambari Cut, lote 12, está ajudando seus colegas produtores com o manuseio da máquina para o serviço com a plantadeira de ramas.

“Agora facilitou bem né, com essa plantadeira que chegou, os meninos deram uma força pra nós, então nós estamos agilizando bem agora, até o pessoal da Associação agora aumentou mais produtores, estão mais animados junto com nós agora, está funcionando bem melhor, porque antes era mais difícil pra gente plantar e adiantar as coisas pra eles né, agora que tão mais junto, estão desenvolvendo mais, os plantios, tudo, a gente adiantou bem” declarou Luiz.

O Vice-Presidente explicou como está funcionando a utilização da plantadeira: “Eu e o Claudio, nós trabalhamos junto com ela né, e arrumamos mais um ou dois, pra dar uma força junto com nós que precisa de gente atrás ali para ir adiantando o serviço nosso, depois de terminar aqui vai para o meu lote, logo após vai para o vizinho que vai plantar mais um hectare, e depois vai para a FAF que tem outro lote que já está pronto também”.

Para Luiz com a plantadeira, há inúmeras vantagens: “pelo menos vai adiantar pra nós da associação, para os agricultores também, e fica um plantio mais bem feito e mais caprichado”.