Publicado em 05/11/2019 às 05:12,

Ação Cívico-Social do Exército terá apoio da Prefeitura em atendimentos de saúde e outros serviços

Assessoria de Comunicação,
Cb image default
Divulgação

 Exército Brasileiro através do Comando Militar do Oeste (CMO) iniciou nesta segunda-feira (04/11) o adestramento militar na faixa de fronteira nos Estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.

Entre as unidades da Força Armada, o 9º Grupamento Logístico (GLOG) se instalou em Sidrolândia, com a Base Logística composta por aproximadamente 300 militares e 60 veículos.

Como parte do adestramento militar, o GLOG, com apoio da Prefeitura de Sidrolândia, realizará na quarta-feira (06) com início às 8 horas da manhã no CRAS São Bento, uma Ação Cívico-Social (ACISO) para atender à população – principalmente do Grande São Bento – com atendimento médico e outros serviços comunitários.

Estrutura do Exército servirá à população e Prefeitura dará apoio

A ACISO reunirá moradores de Sidrolândia, que receberão consultas com dois médicos (clínico-geral), dois dentistas, oftalmologista e auxiliares, pertencentes ao quadro militar.

A Prefeitura através da Secretaria de Saúde dará apoio à ação militar junto à comunidade com as equipes dos ESFs Malvinas, São Bento, Diva Nantes, além de Agentes Comunitários de Saúde, Agentes de Vigilância Epidemiológica e Vigilância Sanitária.

Outra ação que será realizada pela Prefeitura, para aproveitar o fluxo de pessoas no evento, será a orientação às famílias sobre o Cadastro Único, pela Secretaria de Assistência Social (SEAS).

A Escola Municipal Porfíria Lopes do Nascimento estará no evento com seus alunos, informou a Secretaria de Educação.

A Biblioteca do SESI estará com a equipe de contação de histórias apresentando a “Hora do Conto”

Conforme a Secretaria de Infraestrutura, o GLOG deslocará suas máquinas e militares até o entorno do CRAS São Bento para realizar a limpeza urbana.

E a sede da SEAS, na Rua Paraná, Bairro Jandaia, receberá pequenos reparos e pintura por uma equipe do GLOG.

A secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Elaine Brito, foi designada pelo prefeito Dr. Marcelo Ascoli para atuar na interlocução junto ao comando do GLOG.

O Exército trará uma carreta adaptada onde atuarão no atendimento os seus médicos, dentistas, oftalmo, farmacêutico, equipe de Educação em Saúde e técnicos.

Além das consultas, haverá palestras, “escovódromos” para atividade educativa de escovação e aplicação de flúor nas crianças, fornecimento de medicações. Além do atendimento ao público adulto, atividades recreativas serão oferecidas ao público infantil.

Em relação aos serviços de Saúde, Prefeitura e Exército estarão com equipes atendendo a população com aferição de pressão, glicemia, orientação sobre IST com distribuição de preservativos

Distribuição das fichas de atendimento

A ACISO terá início às 8 horas, mas as fichas para atendimento serão distribuídas à população por ordem de chegada.

- Clínico-Geral: 40 consultas para mulheres e crianças;

- Clínico-Geral: 40 consultas para homens, tendo como prioridade a Campanha Novembro Azul, de prevenção ao câncer de próstata;

- Oftalmo: 40 atendimentos (20 para homens, 20 para mulheres) para avaliação de acuidade visual;

- Odontologia: 80 consultas de avaliação bucal (para adultos). Neste caso, a ação será parte das atividades relacionadas à Semana Nacional de Prevenção ao Câncer de Boca. Os profissionais farão a avaliação para detectar possíveis lesões de boca, para encaminhamento e tratamento.