Publicado em 20/09/2019 às 10:52,

Abate é suspenso após JBS confirmar vazamento de amônia na unidade de Sidrolândia

Redação Noticidade ,
Cb image default
Foto: Noticidade

O Corpo de Bombeiros de Sidrolândia foi acionado na manhã desta sexta-feira (20), para atender uma ocorrência de vazamento de amônia no Frigorífico JBS, de Sidrolândia, a informação inicial é que pelo menos 25 funcionários precisaram ser encaminhados ao Hospital Dona Elmíria Silvério Barbosa para receber atendimento médico.

De acordo com a informações, o vazamento foi registrado próximo às 10 horas desta manhã, no setor de evisceração, os trabalhadores receberam orientações para se dirigirem até o pátio da empresa e o abate foi suspenso imediatamente até que o problema seja solucionado por completo.

Até o fechamento desta matéria, várias equipes do Corpo de Bombeiros trabalhavam no local para para conter o vazamento e garantir a segurança dos funcionários.

Cb image default
Foto: Noticidade 

Os riscos do vazamento de amônia

A substância vazada em ambientes fechados que impede sua rápida dissipação apresenta riscos à saúde e à segurança.

No caso da saúde, mesmo em baixas concentrações possui um efeito tóxico que afeta as vias respiratórias e os olhos.

Dor e irritação são sintomas comuns e, nos casos mais graves, há riscos de morte por asfixia química.

Quanto à segurança o vazamento de amônia cria o risco de explosões dentro do ambiente.

Diante desse quadro é muito importante que as empresas tomem medidas preventivas a fim de evitar os vazamentos. E, caso ocorram, procedam corretamente.

Evacuação do local

A depender da gravidade do vazamento, evacuar todos os presentes no local é uma ação necessária. É importante que a avaliação sobre a necessidade ou não do procedimento seja realizada rapidamente.

Remover toda fonte de ignição

A remoção das fontes de ignição é importante para evitar explosões que possam ocorrer devido à presença da substância no ambiente.

Garantir ventilação adequada para dispersar o gás

Seus equipamentos de refrigeração devem estar instalados em locais que permitam uma ventilação adequada em casos de vazamento. O grande risco da amônia é sua alta concentração em locais fechados. Após o vazamento garantir sua dispersão é essencial.

Socorrer as vítimas

Em paralelo a essas medidas é fundamental providenciar os primeiros socorros para as vítimas que foram atingidas pelo gás.

No caso dos olhos, é preciso que eles sejam lavados com água corrente durante cerca de quinze minutos.

Já nas vias respiratórias as vitimas devem ser levadas a locais arejadas e deve ser realizada a administração de oxigênio por máscara facial ou cateter nasal.

A amônia é uma excelente escolha para equipamentos de refrigeração. Porém um plano de emergências contra vazamento de amônia evita prejuízos e o mais importante: salva vidas.