Publicado em 15/07/2025 às 16:30,
O Instituto Ranking Brasil Inteligência divulgou os resultados da terceira rodada de pesquisa de intenção de voto para o Senado Federal em Mato Grosso do Sul. O levantamento foi realizado entre os dias 4 e 12 de julho de 2025, a pedido da Rede de Rádios Top FM.
Foram entrevistadas 3 mil pessoas com 16 anos ou mais, em 30 municípios do estado. A margem de erro é de 1,8 ponto percentual, para mais ou para menos, e o nível de confiança da amostra é de 95%. O estudo mede as preferências do eleitorado para as duas vagas ao Senado que estarão em disputa nas eleições de 2026.
Voto espontâneo
Na modalidade espontânea em que o entrevistado responde livremente, sem apresentação de nomes o ex-governador Reinaldo Azambuja (PSDB) aparece com 11,2% das menções. Na sequência estão o senador Nelsinho Trad (PSD), com 5%, o deputado estadual Gerson Claro (PP), com 3,2%, o deputado federal Vander Loubet (PT), com 3%, e a ministra do Planejamento, Simone Tebet (MDB), com 2%.
Outros nomes citados foram a senadora Soraya Thronicke (Podemos), com 1,4%, o deputado Marcos Pollon (PL), com 1,2%, e a vice-prefeita de Dourados, Gianni Nogueira (PL), com 1%. Candidaturas alternativas somaram 2%, enquanto 70% dos entrevistados disseram estar indecisos, não souberam responder, votariam em branco ou nulo, ou declararam que não votariam em nenhum dos nomes.
Em relação às pesquisas anteriores, realizadas entre os dias 6 e 15 de março e 19 a 25 de maio, houve crescimento gradual dos nomes mais mencionados. Azambuja subiu de 8% para 9,4% e agora atinge 11,2%. Nelsinho Trad foi de 3,3% para 4% e, em julho, registra 5%. Os demais nomes seguem tendência semelhante de crescimento.
Primeiro voto ao Senado
No primeiro cenário estimulado quando os nomes dos possíveis candidatos são apresentados aos entrevistados Azambuja lidera com 20% das intenções de voto. Nelsinho Trad tem 10,4%, seguido por Gerson Claro (5,3%), Vander Loubet (5%) e Simone Tebet (4%).
Outros nomes incluídos no cenário são o ex-deputado estadual Capitão Contar (PRTB), com 3%, Soraya Thronicke (2,6%), Marcos Pollon (2%) e Gianni Nogueira (1,4%). A taxa de indecisos, brancos, nulos e não respondentes é de 46,3%.
Em relação às pesquisas anteriores, todos os pré-candidatos mais mencionados apresentaram crescimento nos índices. Azambuja, por exemplo, passou de 17% (março) para 18,5% (maio), chegando agora a 20%.
Segundo voto ao Senado
No segundo cenário estimulado, que simula a escolha da segunda vaga para o Senado, o senador Nelsinho Trad aparece na frente, com 15,2% das intenções de voto. Em seguida, aparecem Vander Loubet (10,6%), Gerson Claro (10%) e Reinaldo Azambuja (8,5%).
Também foram citados Capitão Contar (3,3%), Simone Tebet (3%), Soraya Thronicke (2,6%), Marcos Pollon (2%) e Gianni Nogueira (1,8%). Nesta rodada, 43% dos entrevistados se declararam indecisos, não souberam responder ou afirmaram que votariam em branco ou nulo.
Rejeição dos pré-candidatos
A pesquisa também avaliou a rejeição dos nomes apresentados. Nesse quesito, a senadora Soraya Thronicke lidera com 15%, seguida por Capitão Contar (12%), Marcos Pollon (8,6%), Vander Loubet (7,3%) e Simone Tebet (6,7%). Reinaldo Azambuja aparece com 6%, Nelsinho Trad com 5,8%, Gerson Claro com 4,4% e Gianni Nogueira com 4,2%.
A proporção de eleitores que não souberam responder ou afirmaram que não rejeitam nenhum dos nomes caiu de 42,7% na pesquisa anterior para 30% nesta rodada.