Publicado em 29/05/2019 às 09:12,

Veja quais os municípios de MS nas rotas estratégicas do turismo no Brasil

Campo Grande News,
Cb image default
Divulgação

Em uma lista de 18 localidades da região Centro-Oeste, Campo Grande, Bonito, Bodoquena, Jardim, Aquidauana, Corumbá e Miranda são os municípios de Mato Grosso do Sul contemplados pelo programa Investe Turismo, do Ministério do Turismo, que irá investir R$ 200 milhões em 30 rotas turísticas consideradas estratégicas para serem beneficiadas com investimentos que visam aumentar o movimento turístico no Brasil.

Desenvolvido pelo Ministério do Turismo em parceria com Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), o Investe Turismo é um pacote de ações de investimentos, incentivos a novos negócios, acesso ao crédito, marketing, inovação e melhoria de serviços que somente no Centro-Oeste atenderá quatro rotas e 10 regiões turísticas nos estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás, mais o Distrito Federal.

Com 10 rotas selecionadas, o Nordeste tem o maior número de destinos turísticos escolhidos. O Centro-Oeste terá quatro rotas, o Norte, sete; o Sul terá quatro destinos, e a Sudeste, cinco. Ao todo, estão contemplados 158 municípios que responderam por 50,1% do fluxo de turistas nacionais e por 79,1% do fluxo de turistas estrangeiros que visitaram o Brasil em 2018, conforme dados do Ministério do Turismo.

Rota Pantanal Sul e Bonito - Mato Grosso do Sul está na Rota Pantanal Sul e Bonito com os sete municípios distribuídos em três regiões turísticas: Caminhos dos Ipês (Campo Grande), Serra da Bodoquena (Bonito, Jardim e Bodoquena) e Pantanal (Aquidauana, Miranda e Corumbá). Na região do Caminhos dos Ipês, inspirada na beleza dos ipês roxo, amarelo e branco que colorem a capital sul-mato-grossense na época da florada, estão mais 9 municípios: Corguinho, Dois Irmãos do Buriti, Jaraguari, Nova Alvorada do Sul, Ribas do Rio Pardo, Rio Negro, Rochedo, Sidrolândia e Terenos.

“Vejo que o programa tem um conjunto de benefícios para os municípios indutores do turismo em Mato Grosso do Sul, que passam a ter a oportunidade de investir na qualidade da oferta turística para melhorar seus serviços e assim, como efeito multiplicador, receber cada vez mais turistas”, disse ao canal de turismo Lugares Por Onde Ando, do Campo Grande News, o diretor de Operações do Sebrae-MS, Tito Estanqueiro, depois de participar do lançamento do programa, em Brasília.

Segundo ele, o objetivo será fortalecer os empreendimentos do turismo, independente do seu tamanho, se grande ou pequeno, e possibilitar que cada vez mais tenham uma gestão eficiente e sustentável para gerar empregos e inclusão social. “Com o programa o governo federal estima distribuir os R$ 200 milhões entre 7 mil projetos de empreendedores turísticos nos estados e no Distrito Federal. Em Mato Grosso do Sul estamos imaginando algo em torno de 300 empreendimentos”, declarou o diretor de Operações do Sebrae-MS.

O que está previsto - O programa Investe Turismo prevê a interlocução de gestores públicos, lideranças empresariais e membros dos conselhos municipais e instâncias de governanças regionais de turismo em um plano de gestão focado em uma agenda integrada para o desenvolvimento de cada região, além de visitas técnicas para identificar as melhores práticas de inovação e qualificação dos produtos e serviços turísticos.

Entre as ações previstas estão parcerias para melhorar e ampliar a cobertura de internet em destinos estratégicos, apoio aos movimentos de intervenções criativas de espaços públicos, cartilha para investidores com orientações sobre como implantar empreendimentos turísticos e seminários em cada rota turística.

“Queremos aprimorar a experiência turística dos visitantes que buscam esses destinos para conhecer a diversidade natural do Pantanal, da Chapada dos Veadeiros e de Bonito, por exemplo, ou os patrimônios históricos. É hora de converter nosso potencial turístico em negócios, empregos e renda”, declarou o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio. “A intenção do programa é desenvolver as vocações do turismo nas rotas contempladas, fazendo da indústria de viagens um impulso econômico para toda a região”, destacou ele.

Já estão agendados dez seminários itinerantes para a apresentação de projetos. Conforme a programação anunciada pelo Ministério do Turismo, em Mato Grosso do Sul o seminário será realizado no dia 3 de julho, em Bonito.