Buscar

Secretário de Saúde de Maracaju assume a vice-presidência do COSEMS/MS

Cb image default
A presidente, Josiane de Oliveira, e o vice-presidente, Thiago Caminha. (Foto: Divulgação) 

Com o compromisso de impulsionar a regionalização e de fortalecer o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Mato Grosso do Sul (COSEMS/MS), a nova presidência assume com determinação e objetivos claros. Josiane de Oliveira Silva Corrêa, secretária municipal de Saúde de Vicentina, e Thiago Olegário Caminha, secretário municipal de Saúde de Maracaju, assumiram os cargos de presidente e vice-presidente, respectivamente.

“Com base no trabalho que já estava sendo desenvolvido, temos como foco principal a continuidade do processo de regionalização da saúde, buscando garantir que toda a população do Estado tenha acesso aos serviços, fortalecendo as estruturas para que a saúde seja uma realidade em todas as regiões, atendendo efetivamente às necessidades da população”, contou Josiane de Oliveira.

“O SUS é complexo, e às vezes falta o conhecimento técnico de quem está na ponta, são inúmeras portarias e regras. Uma das missões do Conselho é essa, de levar a informação, esclarecer dúvidas seja na atenção básica, vigilância, financiamento, e todos os temas pertinentes, temos uma gabaritada equipe técnica que dá esse suporte, para fortalecer o município”, explica o e vice-presidente, Thiago Caminha.

A posse foi direta, conforme o estatuto da instituição. Josiane, que era vice-presidente, assumiu a presidência com a saída do presidente anterior, José Lourenço, que estava no cargo desde janeiro deste ano. “Não poderia deixar de agradecer ao nosso amigo, José Lourenço, pessoa de coração enorme que fará falta na diretoria, desejamos continuado sucesso”, agradece Josiane.

Josiane de Oliveira Silva Corrêa, possui vasta experiência em saúde pública, É formada Física pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, possui. Pós-graduação em Políticas De Saúde Informadas por Evidências, pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês e em Saúde Pública pela Escola de Saúde Pública Dr Jorge David Nasser.

Assumiu o cargo como Secretária Municipal de Saúde no ano de 2006, em Vicentina/MS, atuando também no Município de Fátima do Sul, retornou a Vicentina e permanece como Gestora Municipal por 17 anos ininterruptos, tendo a oportunidade de acompanhar grande parte do processo formativo e de construção do SUS, que tem 33 anos de existência.