Publicado em 22/04/2020 às 17:04,

Secretário de Saúde confirma aumento de testagem para coronavírus na população

Redação - Noticidade ,
Cb image default
Divulgação

Diante do crescente número no Brasil de infecções por Covid-19, causada pelo novo coronavírus, o Governo de Mato Grosso do Sul decidiu aumentar a testagem da doença na população. A modalidade de testes de diagnósticos em drive-trhu, já realizada em Campo Grande, será instalada em Dourados e Três Lagoas.

Segundo o secretário Geraldo Resende (Saúde), os dois municípios do interior foram escolhidos por serem referência em suas regiões. Os serviços devem iniciar na próxima semana nos quartéis do Corpo de Bombeiros Militar. “Vamos preparar toda nossa equipe para que possamos cumprir o objetivo de fazer o maior número de testes em MS”, disse.

Em transmissão ao vivo nas redes sociais do Governo do Estado nesta quarta-feira (22.4), Resende destacou a aquisição de novos testes de diagnósticos e a ativação de novos leitos de UTI em todas as regiões de Mato Grosso do Sul “para que o Estado tenha, de fato, ações que possibilitem o controle da doença”.

Para a secretária-adjunta de Saúde, Crhistinne Maymonne, a ampliação da testagem em massa no formato drive-trhu possibilita identificar de forma mais rápida os casos de Covid-19. “É importante, pois conseguimos identificar e isolar mais rápido casos que supostamente não iriam até uma unidade de saúde”, explicou.

Em Campo Grande, desde que foi instalado em 13 de abril, o drive-trhu coronavírus realizou 463 exames, sendo que 10 deles deram positivo para a doença. Só podem passar pelo atendimento no local pacientes com sintomas como febre e dor de garganta, e que passaram pela triagem do Disk Coronavírus (3311-6262).

Até esta quarta-feira, Mato Grosso do Sul registrou 175 casos de Covid-19, sendo que 73 deles já finalizaram a quarentena e estão sem sintomas; outros 57 estão em isolamento domiciliar; e 20 permanecem internados em hospitais. Seis casos evoluíram para óbito. Outros 27 são considerados suspeitos.

O vídeo completo com informações sobre o aumento da testagem na população pode ser conferido aqui: www.facebook.com/GovernodeMatoGrossodoSul.

Diante da pandemia do novo coronavírus e da frequente necessidade de utilizar a informação como ferramenta de saúde, o Governo do Estado adotou o formato de entrevistas coletivas online transmitidas pelas redes sociais para informar jornalistas e sociedade sobre a situação da doença no Estado, evitando assim a propagação de fake news.

Bruno Chaves, Subsecretaria de Comunicação (Subcom)