Buscar

Saiba como cozinhar preservando o sabor dos alimentos

É possível fazer refeições muito mais saborosas preservando o sabor dos alimentos se seguirmos algumas dicas bem simples que colaboram para que os ingredientes não percam suas características marcantes durante o preparo. Muitas vezes acabamos nem notando, mas muito do que comemos no dia-a-dia não está exatamente com o sabor que deveria ter.

A manutenção do sabor dos alimentos começa muito antes do preparo. Ao guardar os seus ingredientes, você já poderá estar perdendo muitas das características. Por isso, todo o armazenamento deve ser planejado para preservar os sabores. É necessário saber exatamente quais alimentos devem ir para a geladeira e quais devem ficar fora dela.

Dentro ou fora, é essencial que tudo esteja bem tampado e protegido. Isso é o mais importante para manter o sabor. Mas, os alimentos que você guarda na geladeira necessitam de um cuidado especial. Quando o ingrediente tem um cheiro muito forte, como os peixes, o ideal é armazená-los em recipientes de isopor, evitando que o odor se alastre pelos demais alimentos e comprometa o sabor de tudo. Além disso, o isopor cumpre muito bem o papel de preservar o gosto. Para os demais alimentos, recipientes de plástico já são o suficiente.

O modo de preparo também influencia diretamente no sabor dos alimentos. No caso das verduras e legumes, além do gosto, o preparo incorreto também pode ocasionar a perda dos nutrientes. Por isso, a melhor maneira de prepará-los é o cozimento a vapor, sempre com a panela tampada para que as vitaminas se mantenham.

Se o seu prato for assado, é imprescindível o uso do papel alumínio cobrindo os alimentos. Caso contrário, grande parte do sabor será perdido durante o procedimento.

O corte também pode alterar o gosto e o valor nutricional. Cortar os ingredientes em pedaços muito pequenos faz com que o alimento perca algumas de suas características. No caso de o alimento possuir casca, o ideal é preparar o prato sem cortá-la, o que garante a manutenção do sabor original.

Os materiais que você usa na cozinha são igualmente importantes. As panelas de metal, aço e alumínio podem acabar liberando resíduos destes materiais durante o cozimento dos alimentos. Por isso, para a manutenção do sabor, o ideal é a utilização das panelas de cerâmica, que são feitas de materiais naturais que não interferem no sabor da sua comida.

Entre as coisas que devem ser evitadas no preparo de seus alimentos, a principal é o micro-ondas, o grande inimigo da preservação do sabor. Muita gente utiliza o eletrodoméstico por conta da praticidade ou para economizar gás de cozinha, que ultrapassou a barreira dos R$100 no estado, mas é fato que o sabor não chega perto do original.