Buscar

Vereadores são presos pelo Dracco em Maracaju durante cumprimento de mandados

Cb image default
Ex-presidente Hélio Albarello ao lado do vereador Laudo Sorrilha. (Foto: Arquivo - Noticidade)

O Dracco (Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado), da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul confirmou em nota à Imprensa, a prisão do vereador e ex-presidente da Câmara Helio Albarello (MDB) e do vereador Laudo Sorrilha (PSDB) na manhã desta quarta-feira (07).

A prisão ocorreu durante cumprimento de mandado judicial de busca e apreensão na nova fase da Operação Dark Money que já prendeu o ex-prefeito Maurílio Azambuja (MDB).

Durante a operação na casa dos vereadores os dois foram flagrados com armamento ilegal e por isso foram levados para a delegacia para serem autuados.

Helio Albarello e Laudo Sorrilha estão entre os oito atuais vereadores afastados pela Justiça no âmbito da operação que investiga pagamento de "mensalinho" em troca de apoio na gestão do ex-prefeito durante a gestão municipal do período de 2019 a 2020, dois últimos anos da gestão do ex-prefeito Maurilio Azambuja. 

Os vereadores e ex-vereadores alvos da atual fase da operação são acusados de receber propina mensal para não investigar as irregularidades e para votar a favor de projetos de interesse do Executivo.

Em apenas um ano, segundo a polícia, os pagamentos identificados aos vereadores chegaram a R$ 1.374.000,00. No cargo de presidente da Câmara na época, Hélio Albarello teria recebido a maior parte. Os pagamentos eram feitos em cheques e dinheiro vivo, estratégia utilizada para dificultar a fiscalização e o rastro do dinheiro.

De acordo com informações, os demais vereadores acusados não foram presos e estão apresentando defesa das acusações a justiça. Eles foram afastados dos cargos por até 30 dias. O juiz Raul Ignatius Nogueira, da 2ª Vara Criminal de Maracaju, negou o pedido de prisão preventiva deles, mas determinou o afastamento e o sequestro de contas bancárias e imóveis para garantir o ressarcimento dos cofres públicos.