Buscar

Vereador comemora sucesso do Torneio de Bets que arrecadou alimentos ao Lar do Idoso

Nesse último final de semana aconteceu o 1º Torneio de Bets de Rua Instituto Pequeno Cidadão em Maracaju, mais precisamente na Vila Juquita, aonde várias duplas se enfrentaram em um esporte muito praticado há décadas, e que há algum tempo vem sendo esquecido pela juventude e parte da população.

Quem nunca viveu a sensação maravilhosa de jogar bets? Em alguns Estados, o esporte é também conhecido como “Taco” ou até mesmo “Tacobol”. A origem acaba sendo bem variada. Alguns historiadores dizem que a brincadeira foi criada por jangadeiros brasileiros no século XIX. Outras pessoas apontam que “bete” veio da palavra inglesa “bet”, que a tradução é "aposta", palavra bem usada nos jogos de críquete, na Inglaterra. Existe uma outra hipótese que diz que a brincadeira é originária do beisebol americano – apesar que os devotos do esporte digam o contrário, que foi o jogo de beisebol que originou do taco. Bete ou toca, o fato é que a brincadeira é muito popular em terras brasileiras. O jogo tem tanta fama em regiões, que virou jargão popular, a exemplo no Paraná onde “largar os betes”, significa desistir de algo.

O evento foi proporcionado pelo Instituto Pequeno Cidadão, idealizado pelo vereador Robert Ziemann, que afirma que o objetivo do torneio é a descontração e fazer com que famílias e hoje adultos que muito praticaram o esporte antigamente, tenham bons momentos revivendo isso.

“Eu me surpreendi com o resultado deste torneio, vendo as famílias, crianças, jovens e adolescentes interagindo e se divertindo com o jogo, até mesmo quem não sabia jogar arriscou na diversão, e ainda podemos com os alimentos arrecadados neste evento, ajudar o Lar do Idoso, que vem passando por algumas necessidades” - aponta o vereador.

A inscrição do torneio era de 2kg de alimentos não perecíveis por cada dupla, que se dividiram em Mista e Casal, estes alimentos foram hoje (01) doados ao Lar do Idoso em Maracaju, aonde, o próprio vereador, junto com alguns participantes da competição foram juntos entrega-los pessoalmente. O torneio foi um sucesso, tendo em vista a interação e a quantidade de duplas que se inscreveram, sendo aproximadamente 35 duplas competindo.