Buscar

Sindicato Rural e Sociedade Rural Brasileira promovem encontro de Lideranças Femininas

Reunir Lideranças Femininas para a troca de experiências e promover interação. Esse foi o foco do 3º Encontro de Lideranças Femininas do Agro, promovido pela Sociedade Rural Brasileira em parceria com o Sindicato Rural de Maracaju e parceiros. O evento aconteceu nos dias 18 e 19 de março nas dependências do Tatersal de Leilões e contou ainda com visitas de campo nas fazendas Água Tirada e Sapé Agro.

A programação teve início com a apresentação do projeto de reciclagem do município através da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Maracaju, encabeçado pela primeira-dama Leila Gonçalves Azambuja e apoio técnico da bióloga Andreia Batista. Na mesma noite aconteceu também o circuito de mesa redonda com jovens mulheres inseridas na sucessão dos negócios da família. Vários temas foram abordados entre a veterinária Pâmella Baptista Ludwig, engenheiras agrônoma Isadora Rodrigues e Rebeca Riet que compartilharam suas experiências com a moderadora Teka Vendramini, produtora rural e membro da Sociedade Rural Brasileira.

Trocando e compartilhando experiencias de vida, também participaram da mesa redonda as mulheres imigrantes da década de 1970, composta por Rosinha Pereverzieff, formada em Ciências Contábeis; Ana Maria Wielemaker, produtora rural e Jeanette Barbara e Anna Maria Huijsmans Rubbens, também produtoras rural.

Já a terceira mesa redonda da noite foi formada por mulheres profissionais que atuam nas empresas familiares representadas por Roberta Alves Barbosa Barrios, natural de Aguaí/SP, advogada; Marlene Fuentes Montoro Roos, bióloga e engenheira agrônoma e Luzia Gutuzzo, bibliotecária, administradora de empresas e produtora rural.

Na terça-feira, dia 19, durante o dia todo, o grupo seguiu para visitações em áreas rurais do município. Nas fazendas Água Tirada e Sapé Agro, a caravana feminina acompanhou demonstrações de avanços tecnológicos e ações inovadoras do setor.

Logo a noite aconteceu o encerramento do evento no Tatersal de Leilões, com a apresentação de ações do Sindicato Rural de Maracaju pelo presidente da entidade, Christiano Souza Binz.

A vice-presidente Sindicato, Ana Nery Terra de Souza, apresentou o método de educação desenvolvido pela Fundação Nishimura e pela Fundação Dom Cabral, que fala sobre o projeto de gestão que será desenvolvido junto ao Sindicato Rural de Maracaju. A Fundação MS para difusão de pesquisas e tecnologias ao homem do campo também participou do evento com demonstração de ações através do Diretor Executivo da FMS, Alex Melloto, que exemplificou as atividades da entidade.

O encerramento do evento foi com homenagens a mulheres em destaque no setor. O "Prêmio Verena Matter" de iniciativa do Sindicato Rural, foi concedido à três produtoras rurais que se destacaram no setor de pecuária, agricultura e Integração Lavoura Pecuária. Alzira Silveira Roos foi homenageada na categoria Agricultura, Cirene Ribeiro da Costa Vani na categoria Pecuária e Ana Maria Wielemaker na categoria Integração lavoura-Pecuária. A noite terminou com muita informação e conhecimento através da palestra ministrada por Carmem Miguelis, da Fundação Dom Cabral.

Durante o resumo do evento, o presidente da entidade, Christiano Binz, reforçou a importância da inserção da mulher no setor. "Hoje nós vemos cada vez mais a mulher inserida no agronegócio, seja por herança ou por continuidade do negócio na família, e esse tipo de evento busca incentivar essas mulheres a trocar experiencias, fomentar a capacitação e mostrar que elas possuem capacidade igual para colaborar na gestão dos negócios. Nesse sentido, o Sindicato Rural tem trabalhado muito na gestão de pessoas através de cursos, palestras e eventos. Deixo aqui os parabéns às mulheres que encararam esse desafio e promoveram um brilhante evento".

O Sindicato Rural de Maracaju aproveitou para estender convite a todas as mulheres do Agro para que façam parte do Núcleo de Mulheres do Agro de Maracaju. As reuniões são mensais, onde são tratados vários assuntos pertinentes ao campo, sejam eles em gestão, produção , RH, inovação entre outros.

O evento contou com o apoio da Good Growth Partnership, PNUD, Conservação Internacional Brasil, IFC - International Finance Corporation, WWF, SBR - Sociedade Rural Brasileira, FBDS e GEF.

Mais informações poderão ser obtidas no Sindicato Rural de Maracaju.