Buscar

Secretário Municipal de Saúde alerta para aumento expressivo de casos de Covid-19 em Maracaju

Cb image default
Foto: Assessoria de Comunicação

A Prefeitura de Maracaju através da Secretaria Municipal de Saúde, alertou sobre o crescimento exponencial de casos de Covid-19 nos últimos dias em Maracaju.

O vírus deu uma trégua, porém, continua circulando nos bastidores e a falta de cuidados básicos de biossegurança, aliado aos eventos festivos de final de ano e muitas viagens, inclusive a outros países, estão expondo a população à novas infecções pelo coronavírus.

Na última semana tivemos um aumento de 800% no número de casos em nosso município, tal número, reflete na comparação dos dias 15 a 19, comparando com a semana de 10 a 14.

De acordo com o Secretário Municipal de Saúde Thiago Olegário Caminha a equipe da saúde tem observado muita resistência a vacina no município, mesmo com a oferta constante e grande disponibilidade de doses em Maracaju.

“Quando haviam óbitos e um grande número de pessoas contaminadas em nosso município, existia uma busca intensa pelas vacinas, agora que o vírus deu sinais de alívio, a vacina para muitos deixou de ser prioridade. Somos fortes candidatos a termos um janeiro no vermelho na Saúde de Maracaju, este não é o nosso desejo. A população deve se vacinar. A variante Ômicron já circula no MS e não vai demorar para ela fazer vítimas por aqui, temos vacinas na geladeira disponível para todos, faço um apelo, vamos vacinar”, enfatizou o Secretário.

Todas as pessoas acima de 12 (doze) anos de idade já estão aptas a receber o imunizante. Primeira, segunda e dose de reforço estão sendo ofertadas diariamente em Maracaju, bem como está comprovado que as vacinas são muito seguras, Maracaju já aplicou 65 (Sessenta e cinco mil) doses na cidade, os efeitos adversos notificados foram ínfimos, os casos de covid baixaram de forma expressiva, concluindo que as vacinas são eficazes, porém, com todos estes dados ainda há resistentes, sendo ameaças à saúde pública de Maracaju.

“Alerto a população que aos primeiros sintomas de gripe, já busquem fazer a testagem de Covid-19. Não subestime. devemos lembrar que este vírus se alastra em proporções geométricas, em resumo, um infectado, vai contaminar pelo menos umas 10 a 12 pessoas a sua volta. A responsabilidade e cuidado pessoal é tudo neste caso. Que sejamos conscientes do nosso papel na sociedade.” Finalizou Thiago Caminha.

O cronograma de vacinação segue sendo divulgado diariamente no site e redes sociais do município.