Buscar

Secretaria de Saúde promove capacitação para profissionais de saúde em Maracaju

Cb image default
Foto: Assessoria de Comunicação 

A Secretaria de Maracaju, através dos Programas IST/AIDS, Educação Permanente e Vigilância Epidemiológica promoveu para os profissionais de saúde, enfermeiros ,médicos, bioquímicos e fisioterapeutas da rede municipal uma capacitação sobre Hepatites, profilaxia pós exposição – PEP e um capitulo especial sobre hanseníase. 

Essa capacitação faz parte do conjunto de atividades relativas ao julho amarelo, mês de combate e diagnostico às hepatites, onde também em todas as unidades são realizadas palestras e intensificamos a oferta de testes rápidos.

O palestrante foi o infectologista Dr Marcio Gaggini ministrou as aulas, tirou duvidas e debateu com os profissionais e realizou a aula prática, examinando e avaliando os pacientes com suspeita de hanseníase. Segundo a avaliação dos participantes, foi muito proveitoso e importante, pois esse médico tem muita experiência no assunto, e com isso veio a somar no conhecimento dos profissionais que participaram da capacitação..

A secretaria de saúde tem investido sempre em capacitações, oficinas e campanhas, o melhor atendimento aos pacientes.

Em entrevista Dr Marcio disse que a doença como a hanseníase é uma preocupação e que a cada dia novos casos são diagnosticados. 

O Brasil hoje só perde para a Índia em números de pessoas com hanseníase, falou ainda que no Mato Grosso do Sul o número de portadores da doença também é grande. 

Lembrou ainda que é uma doença curável, mas que depende de um acompanhamento médico e pode levar meses para cura do paciente. Lembrou também do diagnóstico preciso e eficiente por parte do profissional da área, e fundamental para o tratamento e cura da doença.