Buscar

Prefeito pede aprovação da Câmara para reajuste de servidores e criação de cargo de Intérprete de Libras

Cb image default
Prefeito Marcos Calderan no gabinete. (Foto: Assessoria)

O Prefeito Marcos Calderan (PSDB) protocolou nesta quinta-feira (25) ofício à Câmara Municipal pedindo a aprovação de diversas demandas.

Entre elas, autorização para a concessão de reajuste para os servidores públicos municipais, criação de novos cargos e uma análise de possível redução de carga horária de servidores que são pais ou responsáveis por crianças com deficiência, necessidades especiais e também autistas.

De acordo com o Prefeito Marcos Calderan, Maracaju segue priorizando o funcionalismo público, justamente por compreender que essa força motriz que faz a máquina pública acontecer, por isso, solicitou o reajuste que caso aprovado, poderá ser incluso já na folha de Janeiro de 2024.

“Temos um compromisso com o servidor público, mesmo em períodos de dificuldade financeira nacional por parte dos municípios, Maracaju tem feito à lição de casa, mantendo as contas e pagando rigorosamente em dia, agora dentro de um orçamento planejado e possível de se cumprir, sem comprometer quaisquer outras áreas, solicitamos aos vereadores essa aprovação em regime de urgência”, afirmou Calderan.

No pedido, consta o reajuste de 4,8% e cabe ressaltar que o reajuste previsto é um dos maiores do estado, acima dos mais utilizados indicadores, tais como: INPC que teve acumulado de 3,71% em 2023, IGP-M que teve acumulado de - 3,18% (variação negativa) em 2023, INCC que teve o acumulado de 3,49% em 2023 e IPCA que teve o acumulado de 4,62% em 2023.

CRIAÇÃO DE NOVOS CARGOS

A administração municipal também objetiva criar um Centro de Atendimento em Libras, para isso, solicitou ao Legislativo autorização para a criação do cargo de “Intérprete de Libras”, tal criação demonstra o compromisso do Prefeito Marcos Calderan com a inclusão dentro do atendimento e serviço público.

Marcos Calderan destacou que não é apenas “criar novos cargos”, mas cargos que são necessários na atualidade, enquanto tanto se busca trabalhar pela “inclusão”, Maracaju sai na frente, já criando o cargo para atender melhor a comunidade surda e muda.

Além disso, visando um intenso e necessário trabalho com a saúde dos servidores, solicitou-se a criação de cargos de Médico do Trabalho, Técnico de Segurança do Trabalho e Engenheiro Ambiental/Sanitarista.

ALTERAÇÃO NA CARGA HORÁRIA DOS SERVIDORES

Também está sendo solicitada aprovação para futura regulamentação de readequação com a redução da carga horária de servidores pais ou responsáveis por pessoas com deficiência, necessidades especiais ou autismo.

Quanto a este tópico, Calderan ressaltou que Maracaju trabalha à frente das outras cidades, justamente pela importância de uma maior proximidade dos pais ou responsáveis com as crianças que demandam maior presença da família.

“Sabemos que tem se ampliado o diagnóstico de autismo não apenas em Maracaju, mas todo o mundo e este tema ainda é alvo de muito estudo, mas já sabemos que a terapia, fonoaudiologia, serviços já ofertados pela saúde pública são fundamentais, entretanto, maior presença dos pais coopera e muito para a evolução de cada criança, por isso, caso autorizado pela Câmara, Maracaju terá de forma inédita esse apoio aos servidores que demandam desta necessidade, isso é mais respeito, apoio e inclusão a quem tanto trabalha por nossa cidade”, finalizou o prefeito.

Agora tais projetos seguem no trâmite do Poder Legislativo, entretanto, ingressaram na Casa de Leis em regime de urgência, conforme pedido do Poder Executivo.