Publicado em 18/11/2022 às 15:46,

Prefeito pede apoio à comunidade para atender a recenseadores do Censo 2022

Assessoria de Comunicação,
Cb image default
Divulgação

O Prefeito Marcos Calderan segue visitando os bairros da cidade para acompanhamento de obras e investimentos realizados pela atual administração, estão sendo contempladas as áreas de saúde, educação, infraestrutura, social, entre outras, muitas de responsabilidade do município, outras em parceria com os Governos Estadual e Federal.

Algo que poucos sabem é que o município é contemplado com recursos de acordo com sua quantidade populacional, entre outros dados que são apurados pelo Censo, realizado pelo IBGE, fatores financeiros e de crise sanitária, impediram a realização nos últimos anos, fazendo com que municípios tenham seus dados desatualizados e, consequentemente, recursos também.

Com base nessas informações o Prefeito Marcos Calderan tem ressaltado a importância dos maracajuenses receberem os Recenseadores do IBGE, respondendo as perguntas de forma adequada e assim, proporcionando mais benefícios para a cidade como um todo.

“Estamos pedindo a cooperação da comunidade, lamentavelmente, obtemos informações por parte dos técnicos do IBGE que algumas pessoas estão se recusando a receber e responder as perguntas que são simples, por isso, destaco que é fundamental esse Censo 2022, assim poderemos pleitear e receber recursos de acordo com nossa realidade atual, bem como, planejar e executar políticas públicas de acordo com a necessidade correta de nossa comunidade”, afirmou Marcos Calderan.

O último Censo foi realizado no ano de 2010.

Sobre o Censo

O Censo é um estudo realizado para o levantamento de informações sobre a população do país e sua condição de vida. Com esse estudo é possível dar respostas às seguintes questões: Quantos somos? Como somos? Onde vivemos? Como vivemos?

As informações coletadas dizem respeito a:

Quantidade pessoas que moram no país, Estados e municípios;

Quantidade de homens e mulheres;

Se existem mais pessoas morando na zona urbana ou rural;

Quantidade de pessoas trabalhando e desempregadas;

Renda salarial do povo brasileiro

Existem outras informações coletadas, mas que são muito complexas de se entender. Elas são importantes, pois servirão de base para a criação de políticas públicas nas áreas de saúde, previdência social e educação da população em geral e de assistência a grupos específicos como mulheres, crianças, adolescentes e idosos.

O órgão responsável pelo Censo é o instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ele percorre todos os municípios do país visitando domicílios para entrevistar as pessoas e, assim, recolher as informações necessárias.

No Brasil, o Censo é realizado a cada 10 anos. O primeiro Censo de que se tem notícia foi realizado no ano de 1872, sendo chamado de Recenseamento da População do Império do Brasil.